EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

8 pontos a serem analisados antes de escolher uma universidade internacional

Reconhecimento oficial, bolsas de estudo e financiamentos, vida e clima, reputação e outros. Veja os principais aspectos que você precisa analisar antes de ir estudar no exterior.

É fato que as universidades e faculdades irão criar um marketing que as vendam como o melhor destino de estudo no exterior; afinal, estudantes estrangeiros representam grande parcela do orçamento das instituições de ensino superior internacionais. A procura por cursos em outros países aumenta a cada dia e existem diferentes programas que incentivam o intercâmbio de estudantes – como o Ciência sem Fronteiras, do governo brasileiro. Mas uma decisão como essa exige que uma série de fatores seja analisada, para encontrar a melhor opção acadêmica para você. Uma vez escolhida a sua área de estudo de interesse (por exemplo, medicina, direito, engenharia, jornalismo, etc.) e para qual país ir, você precisa encontrar a sua instituição no exterior.

O Hotcourses Brasil listou aqui oito fatores que devem ser checados antes de você se matricular em uma instituição no exterior:

1. Reconhecimento oficial (accreditation)

A grande maioria das universidades que recebem estudantes internacionais é reconhecida oficialmente por associações, órgãos e  conselhos de instituições educacionais. Isto indica se a qualidade de ensino oferecido segue o padrão exigido, nacional ou internacionalmente.

2. Reputação

Cheque se a universidade/faculdade é considerada boa para estudantes estrangeiros. Isso pode ser feito pesquisando, por exemplo, se há pesquisas acadêmicas de relevância mundial sendo realizadas por seus estudantes ou se a instituições possui serviços de suporte aos estudantes internacionais.

3. Reputação (mais uma vez!)

É muito importante que os cursos oferecidos por sua universidade de interesse sejam reconhecidos internacionalmente. As instituições costumam ser divididas em faculdades/escolas acadêmicas, como, por exemplo, Escola de Business e Faculdade de Medicina. Certifique-se da reputação destas divisões.

4. Ranking

É aconselhável optar por faculdades e universidades que estejam presentes em rankings das melhores instituições do mundo ou rankings dos melhores cursos de disciplinas específicas - como engenharia, medicina, etc. Veja aqui os melhores rankings de universidades no exterior.

5. Segurança

Tente encontrar aspectos que demonstrem quão segura é a universidade. O campus possui sistemas de câmeras internas? Patrulha noturna? Como é a região ou o bairro onde está localizado?

6. Bolsas de estudo e financiamentos

A demanda é grande e nem sempre a oferta é suficiente. Mas as universidades costumam ter diferentes tipos de bolsas de estudo para estudantes internacionais, além de financiamento de pesquisas acadêmicas para os interessados em cursos de mestrado e doutorado.

7. Localização e clima

Primeiramente, você precisa se certificar onde está localizado o seu campus. Se está próximo a algum centro comercial ou se as linhas dos transportes públicos passam por perto dele. A localização da sua universidade, se for boa, pode lhe poupar tempo e dinheiro. Outro fator a ser considerado é o clima do local. Não adianta você estudar em um lugar onde faça muito frio, se você ama o calor, e vice-versa. Afinal, você vai querer aproveitar o seu tempo livre, não é?

8. Vida acadêmica

Uma universidade que incentiva a prática de esportes ou uma com várias opções de clubes, grupos e associações estudantis criam uma atmosfera receptiva e divertida para os seus estudantes. Algumas instituições que recebem bastante estudantes internacionais costumam promover diferente tipos de eventos culturais – criando, assim, a oportunidade de seus estudantes se conhecerem e dividirem costumes e experiências.

Por Brenda Bellani

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio