EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Análise do filme com Tom Cruise: Minority Report a Nova Lei

O que poderia acontecer se a tecnologia fosse mal usada? Será que há limites do projeto de sistemas de computadores, inclusive na substituição de tarefas absolutamente humanas?

Minority Report a Nova Lei é um filme que inclusive já usei em sala de aula com meus alunos na disciplina de Sistemas de Informação. É um filme longo e traz um conceito muito futurista e muita ficção, mas que se bem analisado pode-se extrair algumas lições para o desenvolvimento, projetos e usos de sistemas de informação.

Não há crimes em Washington a seis anos, isto graças ao impressionante sistema criado para monitorar as pessoas e prever quando elas irão cometer crimes. Quando isso acontece a polícia entra em ação e prende o futuro criminoso que não chega a cometer o crime.

Tudo parece até que o chefe da Divisão Pré-Crime entra na lista dos futuros assassinos e sabendo que será preso por isso, ele começa uma corrida contra o tempo para descobrir o que irá acontecer e porque irá matar alguém.

Todo o filme dirá em torno desta investigação que termina com o assassinato que ele mesmo previu. Ele é preso e depois sua esposa o ajuda a sair e identificar outro líder do sistema como sendo o culpado e manipulador do sistema.

O filme mostra um sentimento que muitos gostariam que fosse verdade, ou seja, a possibilidade de prevermos o futuro e manipulá-lo. Neste caso eles usam a tecnologia para tentar este feito. Curiosamente que neste e em outros filmes a tecnologia sempre é manipulada e sempre fica no ar a ideia que a tecnologia é má.

Há outro complicador no filme, além da tecnologia é usado pessoas que teriam poderem sobrenaturais de prever o futuro. Ai entre um fundo de espiritismo, que, aliás, é um aliado de Hollyood há muito tempo.

Embora o filme tenha todos esses complicadores há fatores de sistemas de informação bastante plausível para um futuro não muito distante, como é o caso da identificação de pessoas pela íris dos olhos. Esta tecnologia já vem sendo discutida em vários segmentos, inclusive para fins de segurança pública.

O filme ensina pouco, mas de novo deixa um alerta importante que a tecnologia mal empregada pode trazer sérios prejuízos a sociedade. Como sabemos que as vezes Hollyood copia a vida e as vezes a vida copia Hollyood é bom atentarmos se no futuro alguma ideia similar a essa não apreça por ai.

Veja o trailler do filme Minority Report a nova lei:



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio