EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Educação Superior: Graduação, pós-graduação, extensão e sequenciais

Bachrelado, Tecnológico, mestrado, doutorado, sequenciais, entre outros. Conheça como está estruturada as modalidade de educação superior no Brasil.

A educação superior é considerada o ensino de nível mais elevado entre as modalidades de ensino, sendo ensino fundamental, ensino médio e enfim o ensino superior, no Brasil há uma grande procura pela educação superior, que são oferecidas por instituições universitárias publicas ou privadas. O ensino superior inclui estudos, investigação, trabalhos práticos, e atividades sociais realizadas na instituição de ensino superior. A educação superior também tem um grande prestigio para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais de seus funcionários, dando assim mais oportunidades de ampliar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas.

No Brasil, a educação superior é composta por diversas modalidades. Veja abaixo uma síntese delas.

Cursos Sequenciais

Cursos sequenciais, os quais podem ser de formação específica, (que conferem diploma), ou de complementação de estudos, que oferecem certificado de conclusão;

Graduação

Graduação, que compreende:

bacharelado:

O bacharelado pode ser iniciado somente após ter concluído o ensino medido, corresponde a varias áreas da educação, normalmente duram de quatro a seis anos. São exemplos: direito, medicina, administração, engenharia, agronomia, entre outros. 

licenciatura:

Assim como o bacharel também pode ser iniciada após concluir o ensino médio, no entanto, a educação superior em na modalidade de licenciatura, direciona os alunos a serem apenas profissionais do ensino à educação, sendo professores de ensino infantil, fundamental e médio. São exemplos: pedagogia, história, letras, geografia, entre outros.

Tecnologia:

Faz parte ensino superior e confere grau de tecnólogo ao concluinte. São conhecidos também como curso de curta duração ou curso de 2 anos. Muitos desses cursos são encontrados nas modalidades de educação a distância. Exemplos: gestão de RH, gestão de TI, secretariado, etc.

Pós-graduação

Disponível aos concluintes de uma graduação seja bacharel, licenciatura ou tecnólogica. A pós- graduação pode ser: Lato sensu ou Stricto sensu.

Lato sensu: Lato sensu engloba os cursos de especialização, como também o MBA que é bastante conhecido, normalmente eles tem curta duração.

Stricto sensu: Já o stricto sensu, está direcionado para área cientifica e acadêmica relacionada à pesquisas, estão divididas em mestrado com duração de dois anos a dois anos e meios destinados a formação acadêmica e na pesquisa, e em doutorado, com duração em cerca de quatro anos, disponibilizados ao trabalho, estruturação e apresentação de sua tese.

Extensão

Representada por cursos livres e abertos a candidatos que atendam aos requisitos determinados pelas instituições de ensino.

As instituições publicas que oferecem a educação superior são criadas e mantidas pelo poder publico que se divide em federal, estadual e municipal, e por isso o ensino é gratuito, mas não fácil de se conseguir, é preciso muito estudo e força de vontade para passar nos exames que são dados para concorrer a vaga da educação superior.

Já nas instituições privadas os cursos têm um valor mensal, mas existem outras maneiras de se conseguir inserir em uma instituição privada, por meio de bolsa como o PROUNI, ou até mesmo por programas da própria instituição.

As expectativas que se tem sobre a educação superior são grandes e relevantes, pois vem abrindo portas no mercado de trabalho e possibilidades para os alunos futuros profissionais.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio