EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Banco de dados e SQL - Diferença entre Base de Dados e Banco de Dados

Conheça o que é SQL Ansi e os bancos de dados Mysql, Access, PostgreSQL, Oracle e SQL Server, Veja a diferença entre base de dados e banco de dados.

Banco de dados é um repositório onde os dados são armazenados para serem usado por algum software para um fim específico. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados são softwares usados para administrar os dados armazenados. Dentre eles softwares podemos citar o SQL Server da Microsoft, o Oracle, o DB2 da IBM, o MySQL, o PostgreSQL, o Interbase, entre outros. Há ainda o Microsoft Access, um banco de dados desktop que pode ser usado para pequenas aplicações.

SQL é a linguagem que usamos para acessar os dados armazenados, usando um SGBD qualquer. A linguagem SQL é extremamente estratégica e pode ser usada com algumas adaptações em todos os bancos de dados citados acima.

Linguagem SQL – Structure Query Language

A linguagem SQL – Structure Query Language, é usada em banco de dados relacionais e envolve as operações de definição do banco de dados como manipulação dos dados em si. Desenvolvida nos anos 70 e revisada várias vezes depois, o SQL tornou-se a linguagem padrão no mercado de banco de dados. Conhecê-la a fundo é um importante diferencial para aqueles que desejam uma carreira de sucesso nas áreas de programação e administração de bancos de dados.

Embora o SQL tenha se tornado um padrão para os bancos de dados, ele sofreu alterações específicas e dependendo do banco poderá ter recursos específicos. Nos posts abaixo, você encontrará algumas dicas de Structure Query Language para diversos bancos de dados, especialmente MySQL e SQL Server.

Base de Dados e Banco de Dados: Qual a diferença?

Texto explicativo entre a diferença entre base de dados e banco de dados. No final, uma analogia ao Excel para exemplificação.

Os termos computacionais e técnicos nem sempre são bem claros, as vezes são redundantes e dependo do ponto de vista podem significar coisas diferentes. Bases de dados e banco de dados estão nesta situação.

Banco de dados

Banco de dados pode ser usado para referenciar um software, como: Banco de dados Oracle, banco de dados SQL Server, etc. Neste caso eles são chamados de SGDB ou Sistemas Gerenciados de Banco de Dados. Mas pode ser usado para referenciar uma base de dados, que nada mais é do que o produto dos SGDB.

Com isso dizemos que o SQL Server é um banco de dados, mas o correto é dizer que ele é um SGDB - Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Também dizemos que criados um banco de dados para uma empresa. Neste caso estamos dizendo que foram criadas as estruturas e inseridas os dados. Isto está correto, contudo é correto também chamar isso de base de dados.

Base de dados

Base de dados é aquilo que os softwares ou gerenciadores de banco de dados produzem, ou seja, são os dados em si organizados agora em um ou mais arquivos que podem ser lidos e manipulados pelos SGDB. No dia-a-dia os termos se misturam, mas são coisas diferentes.

Para finalizar, uma analogia ao Excel: O Excel é um software do grupo de planilhas eletrônicas, cujo produto ou resultado é um arquivo .XLS.  Sendo assim, o .XLS seria a base de dados e o EXCEL o banco de dados.

 

Veja também

Comentários

Muito bom artigo,bem simples e esclarecedor até porque tem muita gente que trabalha com Banco de Dados e não sabe diferenciar um do outro. Luciano // São Paulo
Gostei do texto!!! Bem explicado!!! Estou construindo um trabalho com este tema. Você tem alguma bibliografia que defina essa diferença que você possa me indicar? Mykaely // Belém
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio