Bolsas de estudos para Estudantes e Trabalhadores no PRONATEC

Conheças as opções de bolsas de estudos no Pronatec. Bolsas para estudantes e trabalhadores nas modalidades de seguro-desemprego e inclusão produtiva.

O PRONATEC é um programa criado pelo Governo Federal destino ao incentivo e ampliação do ensino técnico e profissional para estudantes no Brasil e também para o trabalhador que visa uma melhor preparação para o mercado de trabalho. O programa conta com uma extensa rede de escolas técnicas no Brasil, entre elas as Escolas Técnicas Federais, as escolas do Sistema S (Senac, Senai, Sesi, entre outras), entre outras escolas credenciadas pelo programa.

As bolsas de estudos estão sendo disponibilizadas para estudantes e trabalhadores, como já mencionado, no entanto para os trabalhadores as bolsas estão sendo divididas em modalidades, em que cada uma destina-se a um público distinto, além de que  através das forças Armadas, os soldados e militares que estiveram com o prazo de dispensa em término, também serão beneficiados  com a Bolsa – Formação Trabalhador, ainda os trabalhadores ou candidatos à emprego na área de hospitalidade e lazer, por meio do programa “Bem Receber Copa” desenvolvido pelo Ministério do Turismo, também serão beneficiados com o Bolsa – Formação Trabalhador. Abaixo vamos entender um pouco melhor como funciona a disponibilização das bolsas de estudos, tanto para estudantes como para trabalhador nas suas duas modalidades.

Bolsa – Formação Estudante:

As bolsas de estudo para formação estudantes estarão sendo disponibilizadas pelas Secretarias Estaduais de Educação, que ficará responsável pala identificação, seleção e a pré-matricula dos beneficiados. Quem terá a possibilidade de ser beneficiado são os estudantes já pertencentes ao ensino médio, estando matriculados no 2º e 3º ano em escolas públicas, que serão beneficiados com a Bolsa – formação Trabalhador. Para maiores informações os interessados deverão procurar a Secretaria Estadual de Educação ou também em escolas estaduais, em que o processo de seleção e beneficio será designado por cada estado.

Bolsa – Formação Trabalhador

Modalidade: Seguro-desemprego

Nesta modalidade, os beneficiados serão aqueles que já encontram-se recebendo o beneficio do Seguro-desemprego, principalmente os que possuírem duas ou mais reincidência, a bolsas estão sendo ofertadas pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem e também pelas Redes Públicas, com o objetivo de dar ensino profissional, capacitando-os à atender melhor as necessidades do mercado de trabalho. A principal exigência para os que forem beneficiados é que mantenham frequência no curso, pois caso contrário haverá o bloqueio do Seguro-desemprego.

Modalidade: Inclusão Produtiva

Essa modalidade está destina à um público mais restrito, apenas os que participam de programas  com beneficio de renda, por exemplo, o programa do Bolsa Família e também o Benefício de prestação Continuada, em que os interessados terão de se informar nas Secretarias Estaduais do Trabalho, está modalidade tem como principal objetivo formar cidadãos capacitados em atendimento.

Informações de: http://pronatecportal.mec.gov.br/bolsa.html




Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus