EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Cálculo do IR 2012 mensal e anual. Simulador de Imposto de Renda

Veja como funciona o simulador de valores a pagar do Imposto de Renda exercício 2012, ano-calendário 2011. Simulador de imposto de renda mensal e anual.

Muita gente tem dúvidas de como fazer o cálculo do imposto de renda, afinal, não é fácil entender os tantos critérios usados pela receita para determinar o cálculo do IR. Base de cálculo, as deduções possíveis, as várias faixas e suas respectivas alíquotas de fato geram confusão tanto para quem paga o imposto mensal (carnê leão) ou para o ajuste anual que ocorre geralmente entre os meses de março e abril do ano seguinte ao ano-calendário.

Antes de começar vou avisando que não sou contador e não presto serviços de declaração de imposto de renda, mas o objetivo é apenas dar algumas dicas que poderão ajudar a calcular o IR do exercício 2012 e ano-calendário 2011. Aliás esta é a primeira dúvida: Ano-calendário é o ano em que os rendimentos foram obtidos e ano-exercício é o ano em que o ajuste ocorre.

A Receita Federal disponibilizou na web um simulador de imposto de renda que é muito útil para entender como é feito o cálculo do IR 2012. Com ele será possível saber quanto você terá que desembolsar para o Leão. O sistema é bem simples e fácil de usar.

Para usar o simulador de imposto de renda, você precisará saber qual foi o total de rendimentos do ano de 2011, as deduções permitidas como despesa médica, despesa com instrução, dependentes, pensão alimentícia, previdência e outras deduções. O resultado será o demonstrativo da apuração do imposto, que inclui as faixas da base de cálculo, alíquota  e o que você terá de pagar como imposto de renda 2012.

Simulador do imporsto de renda 2012. Veja como fazer o calculo do imposto mensal e anual

Em 2009 houve uma alteração nas faixas de pagamento que passou de três faixas (isento, 15% e 27,5%) para cinco faixas (isento, 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%).

O simulador mensal e anual

O simulador da  Receita tem duas versões: mensal e anual. O mensal você deverá usá-lo para simular o pagamento do Carnê Leão, já o anual deve ser usado para fazer o ajuste anual. Abaixo o link para a simulação:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/Simulador/TelaOptMenAnu.htm

O legal do simulador é que ele mostra o que você pode lançar como dedução, bem como os valores máximos e as respectivas regras para o uso daquela dependência.



 

Veja também

Comentários

Interessante. Para quem não sabe como funciona lo cálculo de imposto, é muito interessante. Não sei do que seu blog sobrevive, mas parabéns, o blog é muito bom!!!! Abraços. Adilson // Manacapuru - AM
excelente o seu site, conteudos atualizados e diretos. parabens. sales // camaçari
Muito bom, me tirou todas as duvidas esta de Parabens. E viva o Leão. aaahhhhh Abraços. José Eduardo // Mirassol - SP
tenho duvida como cadastrar o meu cpf jose ersilon monteiro // são paulo
como é calculado o IR ? fabiana // marataizes
boa noite, tenho um simulado de como calcular o ir dessas pessoas e fazer com que page o menor imposto possivel. Inform da familia: e formada pelo casa (Pedro e Maria)e por 3 filhos(Joao, Joana e Paulo) area total exporada e de propriedade da familia 2.100ha. area em nome dos filhos 300Ha (cem p/cada filho)2 dos filhos ajudam o pai na propriedade e Joana e contadora na cidade e o casal e casado em comunhao total de bens. Dados negocio: as receitas e despesas estao lanc. em nome do pai, atividade da familia e cultivo de arroz, a Joana não trabalha na fazenda mas recebe R$ 4.000,00 mensais p/arrendamento das 100 ha. os filhos q trabalham na fazenda recebem 2,5% da producao cada um , pelo arrendamento da area e como remuneracao pelo trabalho, os pagto ao filhos são feitos a dinheiro apos a venda do arroz que esta em nome do pai. Dados p/calculo do irpf; receita total 4.000.000,00 100% ao pai. custeio da propriedade mais investimento total com comprovantes fiscais 3.400.000,00 100% em nome do pai, os filhos recebem do pai mas não declaram p/receita.Joana 48.000,00 anual e os demais filhos 100.000,00 cada anual. Sr Maria tem um imovel recebido de herança dos pais com causula de incomunicabilidade, q renda aluguel 16.000,00 anual. Não ha contrato algum q reage a participacao dos filhos c/exploracao do negocio. Toda a familia utilizam o desconto simplificado p/pgto de imposto de renda. Estudo de caso: a)calcular quanto o sr Pedro esta pagando de ir c/base nos valores da receita (4.000.000,00) e custeio da propriedade mais investimento (3.400.000,00) da atividade. b)qual valor maximo de irpf sr Pedro pagaria, opcao fosse arbitramento, com a receita de 4.000.000,00 na ativ rural: c)caso o valor q os filhos recebem seja declarado como arrendamento recebido por eles, qdo cada um pagaria de imposto? D)qual o vl total de ir pago pelo grupo familiar (pais e filhos) E)qual seria a sugestão de forma legal por parte dos sr para a diminuicao do ir ao sr Pedro? F) apresentar vandagens, desvantagens e o q precisaria ser feito para implementar as alternativas analisadas. peço desculpas pelo tamanho das questão, mas agradeço pela atenção dada, um abraço a todos. Cleber Borges Santana // PELOTAS
imposto de renda pessoa fisica fernando paulo macedo gomes // belem.para
ola nao entendir nada. francisca // aracaju
Muito boa essa simulação do IRPF. vlwwwww. Roniere // Balsas - Ma
Eu entrei no programa da receita e tem uma parte (Rendimentos trib. Recebidos de PJ pelo titular)que pede os dados da fonte pagadora, como devo fazer o preenchimento no campo "rendimentos recebidos de pessoa juridica e imposto retido n fonte" só que sou isenta e não sei qual % usar Elisangela // São Bernardo do Campo
Boa noite! Gostaria de saber como faço uma declatração do Nada Consta para entregar no colégio da minha filha, para o pedido de bolsa escolar. Aline Mendes Lugão // Itaboraí
Perfeito!!!! Parabéns! Élida // Fortaleza
agora o barco anda CARLA KAIRYS // sete barras
qual o prazo para o pagamento do carnê-leão referente ao mês de dezembro/2010? carlos // são paulo
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio