EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como absorver a leitura e memorizar as informações

Como estudar com mais eficiência e memorizar as informações que estuda? Veja essas dicas de como absorver a leitura de uma forma bem tranquila e produtiva.

O cérebro humano é bastante complexo quanto ao seu funcionamento. Porém, assim como outros órgãos do corpo, pode ser trabalhado e estimulado, fazendo com que suas memórias, aprendizados e novos ensinamentos fiquem mais fáceis de serem absorvidos e mantidos conforme este exercício mental seja realizado.

Os famosos “brancos” que estudantes tanto falam que acontecem em momentos cruciais diante de testes ou provas nada mais são do que seu cérebro “mal treinado”, além do nervosismo que contribui para este esquecimento momentâneo, pois nada desaparece da memória sem que algo grave aconteça.

Para absorver a leitura e assim memorizar suas informações é necessário prática, ou seja, ler muito. O indivíduo deve ter o hábito de ler frequentemente. Tendo esse costume tornam os estudos bem mais fáceis. Muitos reclamam da dificuldade em decorar algo, desinteresse sobre o assunto, falta de atenção, indisciplina e baixa auto estima favorecem para dificultar essa absorção e memorização.

Roteiro para ajudar na memorização

Confira passos importantes para memorizar melhor e ler melhor no seu dia a dia:

  • Procure um ambiente confortável, bem iluminado, sem barulhos ou interferência de terceiro que venham a atrapalhar a sua concentração.
  • Desligue aparelhos que lhe tirem a atenção, som, computador, televisor, entre outros.
  • Disciplina e respeito aos horários são fundamentais. Estipule quantidade de horas e o seu horário diário de estudos e siga-o como se estivesse indo a escola.
  • Deixe por perto sempre um copo de água. Evite ficar se levantando a todo instante.
  • Foco! Esteja decidido a estudar e se concentre. Trace metas e objetivos.
  • Comece sua leitura sem forçar que a decorre, simplesmente leia com atenção. Se ler em voz alta não lhe incomoda, melhor ainda, pois estará usando sua memória visual e auditiva aumentando a força de armazenamento do aprendizado.
  • Procure fazer resumos do que leu e procure explicar com suas palavras para si mesmo, como se estivesse apresentando uma palestra ou seminário.
  • Leia e releia quantas vezes forem necessárias. Não se cobre tanto no inicio, mas é fundamental cumprir suas horas propostas de estudos durante o dia.
  • Aprenda a controlar sua ansiedade e o nível de estresse. Estabeleça intervalos de descanso. Uma pausa entre os estudos para arejar a mente.

Lembre-se que o cérebro faz parte do seu corpo, então mantenha uma alimentação saudável a base de muitas frutas, verduras, fibras e líquidos para hidratar. Faça exercícios físicos regularmente. Exercitar-se não só faz bem para o corpo, como para a mente também, como diz o ditado: “Corpo são, mente sã.”

Fontes:
http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_14/2011/07/27/interna_ivan_lucas/id_noticia=34169/interna_ivan_lucas.shtml
www.folhape.com.br/concursos
www.diariodepernambuco.com.br/viver – matéria de jornal

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio