EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como aposentar por idade, invalidez ou tempo de serviço

Veja as informações fundamentais para as regras de aposentadoria, seja por idade, por tempo de serviço ou invalidez. Idade mínima e tempo de contribuição necessário.

Aposentadoria é um direito que todos os brasileiros têm, mas é importante conhecer como funciona. Assim como a democracia, baseia-se em direitos e deveres.

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é elaborado pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e executado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A Previdência garante ao assegurado uma renda quando o mesmo está impossibilitado de trabalhar,em caso de acidentes, gravidez, doenças, prisão, morte e velhice. Para ter direito o trabalhador deve estar filiado ao seguro, seja automaticamente por ter a carteira de trabalho (CTPS) registrada ou para o autônomo que pagam por fora, visto que não possuem vínculos empregatícios.

Aposentadoria por Idade

Este é um benefício que é concedido para o contribuinte da Previdência Social a partir dos 65 anos para homens e dos 60 anos para as mulheres. Estes trabalhadores urbanos podem solicitar a aposentadoria comprovando o mínimo de 180 contribuições mensais (15 anos).

Para trabalhadores rurais há uma diferença na faixa etária para solicitação do benefício, para homens a partir dos 60 anos e mulheres a partir dos 55 anos de idade. E o mesmo deve estar em exercício de suas funções rurais durante a solicitação da aposentadoria.

Lembrando que a partir do momento que é solicitado não é necessário sair do emprego atual e no momento que receber seu primeiro pagamento ou sacar seu PIS ou Fundo de Garantia será irreversível, é impossível desistir da aposentadoria.

Aposentadoria por Invalidez

É o benefício solicitado pelo trabalhador que sofreu um acidente ou foi acometido por uma doença que pela Perícia Médica da Previdência Social seja considerado irreversível, impossibilitando o contribuinte de exercer suas funções anteriores ao ocorrido. Esta perícia é feita a cada dois anos, onde dependendo da avaliação vai sendo renovada ou não. Perde-se o direito caso seja comprovado a capacidade do trabalhador de voltar ao trabalho, retomando suas atividades.

Para ter o direito de solicitar esta aposentadoria o trabalhador tem que ter contribuído ao menos 12 meses com a Previdência Social. Quanto a acidentes esta carência não é necessária, contudo o contribuinte deve estar inscrito na Previdência Social.

Aposentadoria por Tempo de Serviço

Este benefício pode ser pago integralmente ou proporcional. Para solicitar este tipo de aposentadoria é necessária a comprovação de 35 anos trabalhados para homens e 30 anos para mulheres, valores integrais.

Para receber proporcional possuem o direito os homens a partir dos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição e para mulheres, a partir dos 48 anos de idade com 25 anos de contribuição.

Este benefício também é irreversível e irrenunciável uma vez que recebido o primeiro pagamento ou saque de PIS e Fundo de Garantia. E pode ser solicitado ainda empregado.

Fonte: Ministério do Trabalho

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio