Como criar anúncios no Google Adwords. Taxa de retorno e custo

Veja Como criar anúncios no Google Adwords, o chamado link patrocinado. Taxa de retorno e custo

Links patrocinados são pequenos anúncios de textos que são exibidos nos mecanismos de busca quando o usuário efetua uma busca com uma palavra-chave que esteja relacionado ao conteúdo daquele anúncio.

O Google Adwords trabalha basicamente com anúncios textos e ainda oferece uma limitação da quantidade de caracteres que podem ser incluídos neste anúncio. Todo o conteúdo deve ser colocado em três linhas de textos, sendo a primeira linha com até 25 caracteres e as demais linhas 35 caracteres máximo por linha.

Mas para obter um bom resultado não basta escrever um texto qualquer, é necessário tomar alguns cuidados na criação do anúncio. O próprio Google disponibiliza algumas dicas, outras são obtidas com a própria experiência dos usuários. Vamos ver algumas.

Usar letras maiusculas no inicio de cada palavra

Parece estranho, mas o Google recomenda que cada palavra do anúncio no Adwods deverá iniciar com uma letra maiuscula. Não sei o real impacto que isto tem, mas comparando dois textos podemos perceber uma leve diferença mesmo Veja um exemplo:

Compre flores na internet

Compre Flores Na Internet

Fica evidente que o segundo exemplo é um pouco mais atraente

Evitar palavra-chave muito comum

Se você quer vender joias e usar a palavra chave ouro por exemplo pode não ser uma boa estratégia, já que você estará atraindo muito gente que não quer comprar jóias, mas derrepente pegar a cotação do ouro, saber como foi a Serra Pelada, conhecer mais da história de Minas Gerais e etc, já que todos estes assuntos estão relacionados com ouro.

A primeira linha deverá ter a chamada principal do anúncio

Diga na primeira linha o que seu site oferece, é o título do anúncio e deve receber toda a atenção.

As demais linhas devem complementar ou explicar a chamada da primeira linha

Aqui poderemos explicar melhor o que a primeira linha quer dizer, pois na primeira linha temos apenas 25 caracteres e isto pode não ser suficiente para falar tudo aquilo que queremos.

Um erro seria tentar colocar na segunda e terceira linha algo que não esteja diretamente ligado áo título do anúncio.

Evitar anúncio que não condiz com a verdade do site 

Criar um anúncio no Google Adwords dizendo uma coisa e depois seu site não corresponder com o que foi anunciado é um erro que só vai trazer mais gasto para você sem nenhum resultado. A verdade é algo absolutamente desejado aqui, alías, em todos os lugares.

Vantagens e desvantagens

Nos principais sites de busca (Google, Yahoo e MSN / Live Search) eles tornaram-se bastante populares. Mas será que vale a pena investir dinheiro em links patrocinados, ou seja, dá para usá-los a fim de promover um site, produto ou serviço? Analisaremos as vantagens e desvantagens de anunciar em links patrocinados.

Vantagens dos links patrocinados no google

  • Baixo custo.
  • Anúncios de fácil criação já que são apenas três linhas de textos
  • Você não paga por exibição do anúncio e sim por clique
  • Você poderá determinar quanto quer pagar por clique
  • Você poderá determinar quanto quer gastar por dia e assim ter um controle total do investimento da sua campanha
  • Você pode associar diversas palavras-chave ao seu anúncio, aumentando a chance de ser encontrado
  • Relatórios diários mostram o desempenho de palavras-chave, anúncios ou campanhas

Desvantagens dos links patrocinados no google

  • Não é uma propaganda de massa como o rário, tv, jornal, revista, etc.
  • Se o anúncio não foi bem feito, corre-se o risco de atrair um público alvo que não dará o resultado desejado
  • A segmentação por região as vezes não funciona bem, por exemplo: anunciar apenas no interior de São Paulo.

Outras observações são: Quanto custa anunciar em links patrocinados ou ainda: Qual é a taxa de retorno em links patrocinados no Google.

Naturalmente que os links patrocinados não são indicados para qualquer situação, creio que uma análise nos itens acima poderá ajudar na hora da escolha ou não desta modalidade de propaganda. De qualquer forma é importante considerar, já que é um modelo que apresenta um melhor busto/benefício para boa parte dos anunciantes.

Criar anuncios no Google Adword é muito fácil, assim como toda administração da campanha.

Custo por clique 

Nos programas de links patrocinados do Google o custo dos anúncios é determinado por clique, ou seja, você como anunciante só pagará quando o usuário clicar no seu anúncios.

Para entender o custo por clique precisamos considerar onde os anúncios serão exibidos (válido para os links patrocinados do Google). Há dois locais que devemos considerar: Resultado de pesquisas / rede de parceiros e rede de conteúdo.

Resultado de pesquisas / rede de parceiros.

Neste caso o custo por clique não é fixo e o seu valor é determinado pela oferta e procura de uma determinada palavra-chave. Por exemplo: se você criar um anúncio e associar a ele a palavra-chave curso de informática ou aulas de internet é bem provável que terá de pagar bem mais pelo clique. Se a palavra-chave associada for mais específica, como: curso de informática em Piracicaba ou aula de internet para cegos então o custo por clique vai cair bastante já que a concorrência será menor.

Rede de conteúdo

Normalmente o valor é fixo já que os anúncios são exibidos nos sites de terceiros que se cadastram no Google para exibir anúncios. Um detalhe importante é que neste caso seu anúncio não fica associado a nenhuma palavra-chave, mas sim ao conteúdo do site que poderá exibir seu anúncio. Por exemplo: se seu anúncio for de Prestação de serviços de limpeza, certamente ele será exibido em alguma página que faça referência ao assunto.

Os resultados podem não ser os melhores para produtos ou serviços muito específicos, mas se encaixam bem quando não há necessidade de um público muito qualificado. De qualquer forma é bom fazer uma análise para entender se vale a pena anunciar em links patrocinados.

Outras observações sobre o assunto pode ser encontrado nos posts: Quanto custa anunciar em link patrocinados, taxa de retorno em links patrocinados e como criar anúncios no Google Adwords.

Taxa de Retorno

Qual o retorno de anúncios feitos em links patrocinados? Esta pode ser uma pergunta freqüente entre aqueles que desejam investir nesta nova modalidade de propaganda online. Analisar a taxa de retorno em links patrocinados é fundamental para entendermos se vale a pena anunciar em links patrocinados.

Primeiro vamos definir e diferenciar taxa de cliques (CTR) e taxa de retorno.

Taxa de cliques (CTR - Click-Through Rate ) 

Por minha própria experiência posso concluir que a taxa de cliques varia bastante de anúncio para anúncio e de campanha para campanha, podendo em alguns casos chegar a valores muito baixo como 0,10% ou valores bem significativos como 4% ou 5%. Isto pode ser determinado por vários fatores, como o texto do anúncio, tipo de produto ou serviço que está sendo anunciado ou ainda a época do ano.

Esta taxa é bastante relativa, pois dependendo da qualidade do visitante 0,10% pode ser algo bastante interessante, portanto, os números citados não podem ser considerados como fator de sucesso.

Taxa de retorno é algo que não podemos mensurar aqui, pois cada caso é um caso, mas podemos conceituar assim:

Uma fábrica X criou cinco anúncios para cinco produtos que ela fabrica, no site da fabrica cada produto tem uma página específica e um formulário específico de solicitação de orçamento. Bom, para determinar a taxa de retorno de cada anúncio basta comparar a quantidade de orçamento que cada página/formulário envia, porém, outras formas de mensuração podem ser usadas, como:

  • Número de cadastro
  • Quantidade de downloads de um arquivo
  • Número de visitas em uma página
  • Quantidade e qualidade ($) de pedidos efetuados
  • Etc.

É importante estar sempre acompanhando os resultados e se necessário, aplicando as devidas correções de palavras-chave, texto, entre outros. Só assim pode se obter um entendimento deste resultado e um melhor aproveitamento do investimento da campanha.

Além da taxa de retorno nos links patrocinados, devemos analisar outros fatores como o custo por cliques em links patrocinados no Google, quanto custa anunciar em links patrocinados e como criar anúncios no Google Adwords.


 

Veja também:




// Comentários

iu // fwaq // 21/06/2010 15:24:00

e muito chato

José Antonio // Cuiabá // 23/04/2011 18:03:00

Ola quero saber como abrir um sit. no google AdWords, e quanto paga como se paga, eu estou iniciando, eu tenho que divulgar o meu trabalho estou procurando essa ferramneta atraves do google onde os leitores procuram todo tipode informação por favor me de um retorno.

antonio // varzea paulista // 16/06/2011 16:17:00

não consigo fazer ou criar um anuncio,como faço para aparecer a tela do quarto passo-e do quinto passo palavras chave, grato..estou tentando abrir um site para melhorar minhas vendas de milk-shake teno uma casa de milk-shake e sorveteria com lanches ncrepe e tapioca.

Alexander // Fátima // 25/05/2012 12:29:00

Olá Luis,

não encontrei formulário de conta nem seu e-mai, por isso estou escrevendo aqui.

Gostaria que escrevesse para seus leitores sobre nosso treinador de sinônimos, pouco tempo desenvolvido por nos.

Acredito que poderia ser útil para seus visitantes.

Veja o nosso treinador de sinônimos:

http://sinonimos-online.com/jogos-de-palavras/hangman.html

Obrigado pela atenção.

Alexander





 

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