EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como é a Educação nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e França

Veja como funciona a educação em outros países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e França. Estrutura da educação básica, média e superior.

Diferentes culturas, tradições e línguas acarretam a construção de sistemas educativos com características distintivas, que podem seguir caminhos em comum ou se diferenciar substancialmente. Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e França são alguns dos destinos mais populares entre os estudantes brasileiros procurando por alternativas diferentes ou em combinação com o ensino superior nacional.

Nesse post achei positivo apresentar os cenários de estudo onde universitários chegam apostando a uma preparação acadêmica de alto nível. Aqui vamos ver como é a educação, o que ajudará a tomar algumas conclusões.

Previamente já temos analisado como fazer faculdade no exterior (link interno), e as vantagens e desvantagens de estudar no exterior (link interno), leituras complementarias para compreender suas possibilidades como estudante e finalmente tomar uma decisão informada e inteligente.

Como é a Educação nos Estados Unidos

educação nos estados unidos

O sistema americano tem poucas semelhanças com o brasileiro, mas ainda assim eles são uma referência para o ensino a nível mundial por sua efetividade na hora de formar a sua população. Escolas domésticas, públicas e privadas são os três tipos existentes. Sua estrutura de ensino fundamental e médio se compõe de:

  • Elementary School: de 6 a 11 anos.
  • Middle School: de 11 a 14 anos.
  • High School: de 14 a 18 anos.

A estrutura de ensino superior está composta pelos Colleges tradicionais, Colleges comunitários e as Universidades, as quais nem todos acessam. O ensino superior é pago. 

Os colleges são faculdades focalizadas em áreas específicas do conhecimento nas quais o estudante tem interesse. O college comunitário apresenta um nível de exigência menor que serve como preparação para aqueles que ainda não tem decidido sua profissão ou interesses acadêmicos.

As universidades americanas estão compostas por varias faculdades e áreas de conhecimento, com cursos de graduação e pós-graduação.

Sobre a qualidade do ensino superior, os Estados Unidos se encontra na primeira posição dos rankings segundo um dos últimos estudos realizados pelo Instituto de Economia Aplicada e Pesquisas Sociais de Melbourne. Para o estudo se consideraram a qualidade do ensino e o investimento do governo, entre outros fatores.

Veja esta publicação divulgada no site de ensino superior da Unicamp sobre o passado e futuro do ensino superior nos EUA.

Como é a Educação no Canadá

O Canadá ocupa a terceira posição no ranking de ensino superior. O sistema educativo recebe importante apoio do governo, sendo dos países do G8 um dos que mais investe segundo estudos das Nações Unidas, o que se reflete na alta qualidade de ensino e infraestrutura de instituições públicas.

No Canadá todas as escolas públicas seguem um mesmo padrão de ensino e professores devem ser certificados pelo governo. Se bem os currículos de estudo de cada província são semelhantes, em cada região se faz ênfase sobre fatores culturais e históricos distintivos.

Ao contrário ao que acontece em muitos países sul americanos, como o Brasil, lá 95% dos canadenses prefere o ensino público para seus filhos.

Como é a Educação na Inglaterra

Educação na Inglaterra

Entre os mais procurados por brasileiros se posiciona o sistema educativo britânico. Mas vale a pena indicar que enquanto aos rankings, a Inglaterra se encontra na posição número 10, bastante distante dos Estados Unidos e Canadá. A Inglaterra proporciona uma grande variedade de cursos e tipos de formação, o que o faz atrativo, e a qualidade do ensino se destaca ainda se consideramos que o Brasil ficou só na posição 40 do ranking.

O sistema educativo da Inglaterra possui varias diferenças em comparação com os já mencionados. Sua estrutura de ensino está composta dessa forma:

  • Educação pré-preparatória ou pré-escolar
  • Educação preparatória
  • Educação primaria
  • Educação secundaria
  • Educação pós-dezesseis anos
  • Educação pós-dezoito anos

No site do Conselho Britânico (http://www.educationuk.org/) podem se conferir todas as informações sobre cursos e opções de formação.

Como é a Educação na França

educação na frança

A França ficou na posição número 15 do ranking dos melhores sistemas de ensino superior, o que resulta bastante positivo tomando em conta que o estudo classificava os melhores 48 países. Continua sendo uma opção atrativa para estudantes brasileiros.

A educação na França é gratuita até chegar ao ensino superior. O primeiro e segundo grau se correspondem de forma similar com o ensino no Brasil. Já no ensino superior a estrutura organizativa apresenta maiores diferenças.

Confira aqui a estrutura do primeiro e segundo grau na França e também do ensino superior (http://www.apebfr.org/interno/manualapeb/html/c578.htm)

Para ver o ranking completo de países com melhor ensino superior podem ingressar a lista aqui.

Fontes:
http://estadosunidosbrasil.com.br/estudar-nos-estados-unidos/sistema-de-ensino-americano/
http://www.caps-i.ca/pt/education-in-canada/

 

Veja também

Comentários

Muito interessante, obrigada pelas informações, Abraço! Dayse Lúcia // São Paulo
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio