EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como economizar dinheiro, água e energia elétrica

Dicas de como economizar dinheiro através do melhor controle e uso dos recursos disponíveis, como contas de consumo (água e luz), compras planejadas, influências, poupança, entre outros.

Nossa sociedade parece que não gosta muito de economizar, pelo contrário, o endividamento é uma realidade muito maior que a poupança. Será que é possível economizar dinheiro? Quais são os pontos que podem ser trabalhados para melhorar o orçamento doméstico? Veja ainda dicas de economia de água e energia elétrica.

Dinheiro

Primeiro separe o que é necessidade do que é desejo. Este é um ponto muito importante, pois o desejo pode ser adiado, mas a necessidade tem prioridade. Em outras palavras, compre aquilo que você precisa e não aquilo que você deseja.

Compras planejadas versus compras por impulso. Este é o segundo e importante ponto a ser trabalhado. Numa compra planejada você tem tempo de pesquisar os melhores preços, a melhor relação custo benefício, negociar descontos e por fim ainda perguntar: será que eu preciso mesmo disso?

Compras a vista versus compras a prazo. Comprar a prazo não é uma boa idéia. Eu já comprei e certamente ainda comprarei a prazo, mas não o melhor caminho. Quando você compra a prazo estará comprometendo os meses seguintes e eu pergunto: você espera terminar de pagar o que comprou ou continua comprando gerando uma bola de neve?

dicas de economia de dinheiro

Pense em poupança. Poupar dinheiro em um país consumista como o nosso parece soar estranho, mas é possível com a mudança de mentalidade. Separe todo mês uma quantia para uma poupança. Isto além de ajudá-lo a desenvolver o autocontrole, permitirá ainda juntar dinheiro em longo prazo.

Tenha boas influências. Pode parecer bobagem, mas se você se envolver com pessoas que tem a mentalidade de economizar, certamente ficará mais fácil para você. Não é a toa que pessoas muito desequilibras em suas contas as vezes conseguem m bom desempenho quando se casam ou arrumam uma namorado(a) que tem o controle sobre suas contas. Sabe porque os Alcoólicos Anônimos funciona? Porque todos ali estão juntos com o mesmo objetivo. Leia sobre o funcionamento do AA e certamente aprenderá muito com eles.

Trabalhe mais, ganhe mais. Muitas vezes a dificuldade de guardar dinheiro não está na forma de gastar e sim no ganhar.  Quando o dinheiro mal dá para as necessidades fica muito difícil se quer aplicar as idéias acima. Neste caso é preciso trabalhar mais e ganhar mais. Arrumar um segundo emprego, um trabalho freelancer ou até um pequeno negócio próprio pode ser a saída para aumentar a receita. Mas de nada adianta se ao aumentar sua receita, você aumentar os gastos na mesma proporção. Dinheiro novo deve ser economizado.

Água

torneira vazando água

Uma das formas de economizar dinheiro é economizando nas contas fixas, como água, luz, telefone, entre outras. Para economizar água, siga as dicas abaixo:

Evite torneiras e canos com vazamento, seja ele por problemas no encanamento ou por mero descuido de deixar uma torneira mal fechada.

Reaproveite água quando possível. Na minha casa eu reaproveito a água do ar condicionado para uso onde eu não preciso de água necessariamente potável. Algumas pessoas reaproveitam a água da chuva, entre outras.

Quando possível evite lavar o quintal ou o carro muitas vezes. Uma dica muito útil é você colocar piso frio no quintal ao invés do simples contra piso. Fiz isso na minha antiga casa e a diferença foi grande, pois você gasta menos água e em muitos casos uma simples vassoura resolvia o problema.

Energia elétrica

Para a energia elétrica há várias dicas como:

Usar lâmpadas fluorescentes ao invés de lâmpadas encandecentes. Se possível use lâmpadas de LED, que mesmo com o alto custo da aquisição pode ser compensativo em longo prazo. Aliás, prefira sempre aparelhos de LED em relação aos outros modelos como TV, monitores, etc. Eles não produzem calor e por isso consomem menos energia.

Na geladeira evitar abri-la constantemente, observando o estado das borrachas de vedação (se estiverem ressecadas, deformadas ou partidas, elas podem permitir a fuga do ar frio interno), não forrar ou cobrir as prateleiras, não guardar alimentos ainda quentes, não instalar o aparelho em local onde o sol bate diretamente, manter distância entre o fundo do aparelho e a parede para permitir boa ventilação e não pendurar calçados ou outros objetos na parte de trás para secar.

No chuveiro é necessária a mudança de hábito, tais como desligar o chuveiro durante o ensaboamento e encurtar o tempo de duração dos banhos. Sempre que possível, utilizar o chuveiro com a chave na posição “verão”.

Ao usar o ferro de passar procure juntar a maior quantidade possível de roupas e passar de uma única vez. Isto economiza energia pois o aquecimento do ferro será uma única vez enão várias vezes caso você resolva passar roupas todos os dias.

Ao comprar eletroeletrônicos observe a classificação dele quanto ao consumo de energia. Dê preferência sempre a aparelhos com o selo da Procel com classificação “A”.

Se você tem muitos aparelhos eletroeletrônicos antigos talvez fosse uma boa idéia trocá-los por novos. A evolução tecnológica permite que os novos equipamentos tenham uma economia de energia elétrica em relação aos aparelhos antigos.

Veja outras dicas de economia de energia elétrica na entrevista com o técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio