Como escolher uma faculdade a distância?

Gostou? Recomende:

Tenho visto aqui no blog muitas pessoas fazendo diversos questionamentos sobre faculdade a distância. Como escrevi alguns posts sobre o assunto é natural que esses comentários apareçam. Na prática o que as pessoas querem é saber se devem fazer uma faculdade a distância e posteriormente como escolher uma faculdade a distância. Tentarei responder a segunda questão.

Entendo que ao escolher uma faculdade EAD, o candidato deverá levar em conta todos os critérios que ele usaria para escolher uma faculdade presencial, como o valor das mensalidades, o conceito da faculdade e do curso junto ao MEC, a opinião de ex-alunos, a grade curricular do curso, entre outros.

Além dos critérios citados acima é necessário considerar os critérios específicos da educação a distância e neste caso não só a faculdade deve ser avaliada, como também o candidato deverá se auto-avaliar. Explico.

Na avaliação para escolha da faculdade EAD, creio que os critérios específicos deverão ser a modalidade de ensino: semi-presecial ou totalmente a distância, os meios que serão usados para as aulas chegarem até você: vídeo-conferência, DVD, livros, internet, etc e por último o suporte ou apoio que o pólo presencial ou a faculdade irá oferecer.

Paralelamente, você deverá avaliar se o que a faculdade está oferecendo atende à aquilo que você precisa para construir seu aprendizado. Tenho visto pessoas com muitas dificuldades para entender as coisas que eu ou outros blogueiros escrevem. Então eu pergunto: como entenderão aquilo que a faculdade irá oferecer? Será que todas as pessoas terão aptidão para acompanhar as aulas por vídeo-conferência, entrar no site e desenvolver as atividades propostas sem alguém por perto orientando-as com um passo-a-passo?

Não estou dizendo que algumas pessoas não devam matricular-se em uma faculdade, o que estou dizendo é que o critério de escolha de uma faculdade pode não ser tão importante quando aos critérios que cada um deverá aplicar em si mesmo para descobrir se devem partir para a faculdade a distância ou investir em um curso preparatório antes.

Veja também:





Compartilhe com seus amigos:


// Comentários

michela // manhumirim -mg // 15/07/2010 06:53:00

tenho uma licenciatura curta em ciencias.Gostaria de fazer uma complementação em biologia.Aonde acho uma faculdade a distancia?

ana serrao // belem // 24/08/2010 08:58:00

eu gostaria de fazer uma universidade a distacia

lourdinha // pitangui // 07/10/2010 19:56:00

tenho lincenciatura curta em letras, gostaria de fazer pedagogia a distancia. queria que me informassem o seguinte qual a faculdade mais proxima para mim reconhecida pelo mec e se no caso aproveitaria matérias do curso de letras.

agda angelica benicio martins // araputanga mt // 23/01/2011 13:16:00

SOU AGENTE COMUNITARIA DE SAUDE E GOSTARIA DE FAZER O CURSO SUPERIOR DE SERVIÇOS SOCIAIS OU ASSISTENTE SOCIAL, NO ENTANTO NAO SEI SE ESTE CURSO PODERÁ SER FEITO A DISTACIA COM POLO EM QUE CIDADE???

Letícia Silva Pereira // Imperatriz - MA // 25/01/2011 17:07:00

Eu curso Serviço Social na cidade onde resido e agora irei ingressar no 5º período. O curso é maravilhoso!!! No entanto, por alguns acontecimentos recentes terei de mudar para uma cidade onde não tem o Curso de Serviço Social, por isso queria continuar de onde parei pela modalidade á distância. Seria possível? Será que eu não serei prejudicada? Desde já obrigada!

marcela // curuça // 28/07/2011 15:51:00

quero saber como eu faço sou aluna da Unip mais ainda não comecei a estuda . quero Sab se eu for de segunda a quinta se eu ainda vou te que estuda pela internet em casa?


Antes de desponder, leia o texto atentamente e veja o que ele que dizer.
Boa parte das perguntas feitas JÁ ESTÃO RESPONDIDAS no texto ou NÃO É DE MINHA COMPETÊNCIA RESPONDER.

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Assunto:


Comentários: mínimo 200 caracteres (comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:



 

 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Hospedado no UOLHost   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus