EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como fechar a janela no Windows 8 e desativar a tela de bloqueio

Veja neste tutorial o passo a passo para desativar a tela de bloqueio do Windows 8 e as alternativas de como fechar uma janela no Windows 8, já que o botão fechar não existe mais.

Quando instalei o Windows 8 algumas coisas me incomodou, entre elas foi o fato do botão fechar ter sumido das janelas dos aplicativos, isto no novo ambiente do Windows, já que no antigo ambiente, agora chamado de Área de Trabalho, as janelas continuam como nas versões anteriores. 

Outra coisa que não gostei foi a inclusão da chamada tela de bloqueio que é ativada quando o computador fica inativo por algum tempo. Para piorar no meu caso, quando a tela de bloqueio era acionada ela travava o teclado e não achei outra solução a não ser reiniciar o PC.

Nos passos abaixo mostrarei como fechar a janela no Windows 8 usando teclado ou mouse e como desativar a tela de bloqueio, caso não queira usá-la.

Fechar janelas no Windows 8

Há pelo menos três formas de fechar uma janela dos novos aplicativos no Windows 8, uma via teclado e duas via mouse. Vamos a elas.

Via teclado você poderá usar a antiga tecla de atalho ALT + F4. Este recurso não é novo e já era usado em outras versões do Windows, mas muitos pode não conhecer, já que nas outras versões o botão fechar era o caminho mais óbvio.

Via mouse você pode fechar uma janela de duas formas: a primeira você vai posicionar o mouse na parte superior da tela e quando a seta do mouse mudar para a mãozinha, clique e arraste a janela para a parte inferior da tela.

A outra forma é levar a seta do mouse até o canto superior esquerdo e quando aparecer a miniatura da tela, deslizar o mouse para baixo. Neste caso irá aparecer a barra lateral esquerda com a miniatura das janelas abertas. Clique com o botão direito na janela e clique em fechar.

Como fechar janela no Windows 8

Desativar a tela de bloqueio

A tela de bloqueio é um recurso já conhecido de muitos que usam dispositivos móveis. Quando acionada ela solicita a senha ou um procedimento de desbloqueio. Em dispositivos móveis até faz sentido, mas em PCs não vi muita utilidade, então se você quiser desabilitar a tela de bloqueio siga os passos abaixo:

1. Abra a opção executar pressionando as teclas Windows + R (Tecla Windows é aquela que tem a bandeirinha do símbolo do Windows. Na janela do executar digite: gpedit.msc e Clique OK.

Desabilitar tela de bloqueio do Windows 8

2. Ele abrirá o Editor de Política de Grupo Local. Expanda as opções: Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> Painel de Controle -> Personalização. Depois de um duplo clique na opção: Não Exibir a tela de bloqueio.

Desabilitar tela de bloqueio do Windows 8

3. Finalmente na tela que ele abrir marque a opção: Habilitado e clique OK para finalizar.

Desabilitar tela de bloqueio do Windows 8

Desta forma a tela de bloqueio não será mais mostrada, inclusive quando você ligar o computador. Se posteriormente desejar habilitar a tela de bloqueio, basta repetir o processo e na última etapa marcar Desabilitado.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio