EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como funciona a Bolsa de Valores e como aplicar na bolsa

Fundos de investimentos, clubes de investimento ou compra e venda de ações diretamente na bolsa. Veja aqui como funciona a bolsa de valores e como aplicar.

Compra, venda, ações, opções, títulos são conceitos do mercado organizado que constituem a bolsa de valores. Lá são negociadas as ações de empresas abertas públicas e privadas, de forma presencial ou eletrônica. A BOVESPA é a bolsa de valores de São Paulo e a maior de América Latina. Ocupa a oitava posição no ranking de bolsas de valores a nível mundial de acordo com as estatísticas de 2011 publicadas pela World Federation of Exchanges. 

Como já vimos, na bolsa de valores se negocia a compra e venda de ações de diversos tipos de empresas. Cada empresa que vende ações na bolsa de valores possui uma sigla que a caracteriza e identifica.

As ações são pequenas porções de uma empresa que o investidor pode adquirir e se tornar em um pequeno sócio da mesma, adquirindo além da ação certos benefícios e também obrigações de acordo com o tipo de ação que tenha comprado.

Os tipos de ações são:

Ações ordinárias nominativas (ON): essas ações dão direito a voto em assembléias da empresa, o que dá ao investidor o direito de ser parte das decisões da organização.

Ações preferênciais nominativas (PN): com essas ações o investidor não tem direito a participação nem voto em assembléias, mas possui a preferência na hora de receber os lucros ou dividendos das atividades comerciais da organização.

Para retirar seus rendimentos, geralmente as empresas entregam os dividendos cada mês ou cada trimestre. Para quem compra ações resultará mais simples achar as preferenciais nominativas, e a final de contas estas darão maior rendimento que as ON.

Como investir

Para aplicar na bolsa de valores existem diversas modalidades ou veículos de opção livre para quem quer investir.

Por um lado tem os fundos de investimento, onde cada investidor possui uma cota das ações totais que o fundo adquiriu através de todos seus investidores. O fundo conta com certas regras organizativas e estatutos que fazem ao seu funcionamento e forma de operar, incluído o tipo de investimentos que realizam e o risco.

Além dos fundos existem clubes de investimento. Esses podem ter como mínimo 3 e máximo 150 membros. Os clubes tem um caráter menos formal que os fundos, não precisando de um gestor certificado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários para a compra e venda de ações. Nesse caso o clube precisa de um representante da corretora.

Por último o investidor pode manejar seus investimentos em forma individual, controlando suas operações de compra e venda. O investidor individual deve estar cadastrado na corretora escolhida e obter seu sistema de Home Broker, proporcionado pela corretora. Ali poderá levar o controle de suas operações em forma eletrônica.

Ingresse no site da Bovespa para conferir a lista de corretoras habilitadas.

Fontes:
http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/05/14/guia_bovespa_bolsa_valores_aplicar_acoes.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_bolsas_de_valores

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio