EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como funciona a internet e os sites que você acessa

Veja neste artigo como funciona uma requisição de um site na internet. Quais os elementos necessários para a internet funcionar e você conseguir acessar os sites ou enviar email, por exemplo.

Usar a internet é uma prática que se tornou comum. Acessar um site, enviar um email ou outras atividades cotidianas são simples para quem usa, mas existe todo um processo para que possa funcionar bem.

Veja abaixo um exemplo de como ocorre a navegação em um site e o que precisa acontecer para você conseguir visualizar o site que deseja.

Rede mundial de computadores - internet

Navegador

É no navegador que tudo começa.  O navegador é um programa criado com a finalidade de fazer requisições ou chamadas de páginas HTML, receber e processar o resultado desta chamada e por fim mostrar a página para o usuário.

Quando você digita um endereço qualquer no navegador ou clica em um link qualquer você está fazendo uma requisição, ou seja, está pedindo para o navegador ir buscar aquela página e mostrar para você.

Os principais navegadores são Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, Opera, entre outros.

Comunicação

Para fazer as requisições é necessário que você esteja conectado à internet ou a grande rede como é conhecida.  A internet é formada pela junção de várias redes de computadores. Cada computador está conectado em uma rede e esta rede está conectada com outras redes e isto se chama internet.

A comunicação entre essas redes e computadores é feita de várias formas, podendo ser via cabo, satélite, linha telefônica ou por meio de radiofreqüência (rádio). Contudo a internet é mundial e entre os países ou continentes a comunicação é feita por cabos submarinos que são cabos de ligam um continente a outro passando por debaixo do oceano. Pode parecer meio absurdo isso, mas dá uma olhada neste site (www.cablemap.info) e você verá a quantidade de cabos submarinos que cortam os oceanos.

Abaixo um vídeo que a conta a história dos cabos submarinos:

Domínio / IP

Cada computador ligado a internet recebe um número chamado de IP – Internet Protocol ou protocolo de internet. Esse número é único e serve para identificar sua conexão e garantir que você possa enviar requisições e receber respostas com segurança.

Domínio ou endereço de um site

Cada site que você acessa também tem um número de IP,mas como seria muito complicado para as pessoas guardarem o número de todos os sites que precisam foi criado o domínio. luis.blog.br é o domínio deste blog, enquanto que UOL.com.br é o domínio ou endereço do site do UOL e assim por diante.

Exemplo de número de IP: 200.221.2.45 (site do UOL)

O domínio precisa ser registrado nos órgãos competentes, que no Brasil é o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). Ao registrar um domínio ele ficará associado com o IP, garantindo a sua integridade.

Hospedagem

A hospedagem é um termo comum usado para designar o local onde um site fica hospedado. Então quando o navegador faz a requisição ela vai para os órgãos gestores da internet onde o domínio está registrado e estes sabem onde o site está hospedado já que no registro do domínio esses dados são fornecidos. Então o órgão gestor redireciona a requisição para a empresa onde o site está hospedado e fica agora a cargo desta a localização dos arquivos.

São exemplos de empresas de hospedagem no Brasil: Uolhost, Locaweb, Hostnet, entre outras. A hospedagem de um site gera um custo mensal para o dono do site.

HTML

Por fim o servidor da hospedagem irá receber a requisição, localizar o arquivo pedido, empacotar tudo e devolver para quem pediu, o navegador. A resposta de um servidor web é feito na linguagem HTML, mesmo que a requisição seja de um arquivo PHP, ASP.NET ou outras tecnologias. Isto ocorre porque o navegador entende HTML e não PHP ou ASP.NET.

HTML é uma linguagem de marcação de textos e é usada na construção de sites, embora seja a linguagem padrão, ela usa o CSS para formatação e opcionalmente javascript para alguns processos de validação ou interação como o usuário.

O HTML, assim como outras tecnologias de internet são padronizadas pelo W3C - World Wide Web Consortium, um consórcio formado por diversas empresas, órgãos e universidades.  Entre os membros há alguns brasileiros como a Caixa, Senac São Paulo, Serpro e algumas universidades federais, como a  do Espírito Santo e Alagoas.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio