EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como funciona o ENEM – Exame do Ensino Médio

Saiba os detalhes de como são as provas do Exame do Ensino Médio - ENEM, incluindo a redação. O peso da redação e o uso da nota nas universidades.

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova com o objetivo de avaliar os conhecimentos obtidos por alunos que concluíram ou desejam concluir o ensino médio. No entanto, o ENEM não avalia apenas os alunos, mas de forma indireta avalia também a qualidade das escolas publicas e particulares, por meio das notas obtidas pelos alunos de determinada escola ou localidade.

A prova em si é extensa e de acordo com muitos alunos cansativa, mesmo sendo divida em dois dias. É preciso muita paciência e atenção para conseguir passar pelas 180 questões e pela redação. 

Apesar de extensa, as questões do ENEM visam avaliar o conhecimento do aluno como um todo. Diferentemente da maioria dos vestibulares, as perguntas visam se aproximar do cotidiano do aluno e utilizam o conceito de transdisciplinaridade, onde o aluno pode recorrer mentalmente a mais de uma matéria do ensino médio para obter uma resposta correta entre as 5 alternativas disponíveis em cada questão.

enem redação prova objetiva

Para evitar a ocorrência de fraudes as questões são dispostas em ordens diferentes em 4 tipos de provas (amarela, azul, branco, rosa).

1 DIA – 4h 30m de prova

  • Ciências da natureza e suas tecnologias - 45 questões envolvendo biologia, física e química.
  • Ciências humanas e suas tecnologias - 45 questões envolvendo filosofia, geografia, história e sociologia.

2 DIA - 5h 30m de prova

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias – 45 questões envolvendo língua portuguesa, literatura e gramática.
  • Matemática e suas tecnologias – 45 questões envolvendo principalmente matemática, além de conceitos de física, química, biologia, e geometria que podem ser aplicados as questões.
  • Redação - Neste item o aluno deverá produzir um texto dissertativo/ argumentativo com no mínimo 8 linhas e no máximo 30. A redação tem como tema assuntos debatidos e veiculados pelas grandes mídias da atualidade. Assim, o aluno deve procurar entender e se informar a respeito dos últimos acontecimentos.

Veja este vídeo explicando como funciona a redação do ENEM

Grau de importância das Notas

A redação é um dos itens mais importantes, pois ela sozinha corresponde a 50% do total de sua nota no final. As demais notas variam de 0 a 1000 em cada uma das matérias. As notas de cada matéria é somada (exceto a redação) ,  e o aluno obtém uma media dos pontos.

Para utilizar a nota do ENEM o aluno não pode de maneira alguma zerar na redação e nem obter desempenho médio inferior a 400 pontos na prova de múltipla escolha caso deseje utilizar sua nota no PROUNI.

Onde posso utilizar o ENEM ?

Diversas faculdades federais e estaduais já aderiram as notas do Enem como mecanismo de seleção de seus novos alunos (SISU). Além disso, as notas do ENEM também podem ser utilizadas para facilitar a entrada do aluno no ensino privado por meio do PROUNI, onde o aluno que for bem colocado no exame pode obter descontos parciais ou ate mesmo a totalidade do valor da mensalidade durante o curso.

Alunos que não concluíram o ensino médio podem utilizar a nota do exame para solicitar o diploma de conclusão do ensino médio, neste caso é necessário fazer a opção por esta modalidade no ato da inscrição.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio