EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como funciona o Google e o Facebook

Como funcionam as buscas que realizamos no Google e quais critérios ele usa para montar o ranking dos sites? E o Facebook? O que alimenta e mantém no topo a maior rede social do mundo?

Atualmente a internet conta com dois sites pesos pesados em popularidade e quantidade de usuários: Google e Facebook. O primeiro é líder no segmento de buscas, o segmento é líder em redes sociais. Juntos eles concentram boa parte das atividades de usuários na internet mundo a fora e neste artigo gostaria de mostrar um pouco como eles funciona e como ganham dinheiro com suas operações online.

Google

Sistema de busca do Google

O Google é o maior e mais conhecido sistema de buscas da atualidade e ele não chegou até aqui por acaso, seu sistema é eficiente e é o que melhor responde às necessidades dos usuários. Mas o Google trabalha com conteúdo de terceiros, isto é, ele cataloga e organiza da melhor forma possível os sites existentes na internet. Veja abaixo como ele funciona:

Primeiro um robô chamado Googlebot fica percorrendo a internet constantemente em busca de novos sites, novas páginas dentro dos sites existentes ou modificações nelas. Quando ele encontra, ele copia o conteúdo desta página ou site para o chamado índice do Google.

Quando um usuário faz uma busca no Google ele terá de montar um ranking de páginas que melhor atende aquela solicitação. Para montar esse ranking, especula-se que mais de 200 critérios são analisados. Na verdade ele analisa o que o usuário digitou (palavras-chave) e compara com o que ele tem no índice. Entre os principais critérios que são conhecidos estão:

  • Se o título da página contém a palavra-chave procurada
  • Se no texto da página contém a palavra-chave, a quantidade de vezes que ela se repete.
  • Se há imagens ou vídeos relacionados
  • Se o site é uma autoridade para aquele termo buscado
  • A idade do site
  • A quantidade de links que outros sites estão apontando para determinada página relacionada com o termo buscado.
  • A velocidade de carregamento da página
  • Entre outros critérios.

Depois de analisado tudo, ele classifica as páginas colocando algumas nas primeiras posições e outras mais para o final.

O que o Google ganha com isso?

Dinheiro, muito dinheiro. No lado direito da página de resultado da busca, perceba a existência de diversos anúncios (a quantidade vai depender do termo buscado). Esses anúncios são chamados de links patrocinados e são pagos por empresas que querem dar destaque a seus sites ou produtos. Quando um usuário clica em um desses anúncios o Google recebe alguns centavos ou até reais por cada clique.

Facebook

Se o Google domina as buscas, o Facebook domina as redes sociais. O site tem um funcionamento simples e ao mesmo tempo inteligente e assim como o Google, o Facebook também trabalha com o conteúdo de terceiros, só que neste caso o conteúdo é composto por textos, imagens, vídeos e outras contribuições que os usuários fazem diariamente.

Como funciona

Diferentemente do Google o Facebook é um site que para usá-lo é necessário um cadastro que uma vez realizado ele começa a sugerir pessoas para que você as convide a tornar seus amigos no site. Esta sugestão ele faz usando os dados que você forneceu no cadastro e também a partir das suas atividades no site.

Quando você convida uma pessoa a ser sua amiga, o Facebook notifica essa pessoa e espera a resposta dela, caso seja positivo, esta pessoa passa a ter acesso às suas informações no site e ver tudo que você posta, exceto quando a postagem for personalizada.

O grande motor do Facebook é o chamado feed de notícias ou as postagens. Ali as pessoas postam todo o tipo de conteúdo e ocorre uma enorme disputa para que seu post seja o mais popular possível, então vale a criatividade na imagem, um texto bem bolado, uma notícia quente ou um tema que chame a atenção do seu público, digo, amigos.

Barra de publicação de posts no Facebook

O Facebook criou também o chamado botão “curtir” que é uma forma de dizer: eu gostei disso. Esse botão acompanha todas as postagens e serve como indicador de popularidade da sua postagem, ele pode ser colocado em outros sites a fim de promover a popularização de uma página, por exemplo.

Para que serve

Comunicação e contato com pessoas próximas e amigos.

O que o Facebook ganha com isso?

Dinheiro, muito dinheiro. No lado direito da página, você deve perceber a presença de pequenos anúncios com texto e imagem. Esses anúncios são pagos e pode ser criado por qualquer usuário.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio