Como funciona o SISU, quem pode se inscrever e a nota do ENEM

Como funciona o SISU - Sistema de Seleção Unificada para bolsas de estudos no ensino superior com base na nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

Os esforços do MEC - Ministério da Educação no sentido de garantir o direito à formação superior para todos os interessados conta com a participação do SISU. O SISU – Sistema de Seleção Unificada é um programa que consiste na oferta de bolsas de estudos em cursos de graduação em inúmeras instituições públicas de ensino, em que o preenchimento da vaga se dá por meio da realização do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem.

O funcionamento do SISU se baseia em apenas uma fase que segue da seguinte maneira, o canditado se inscreve informando os dados que serão solicitados, após a inscrição o canditado tem direito a duas opções de cursos: ampla concorrência e políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.). O candidato deverá também escolher a instituição que deseja estudar e que são integrantes do SISU podendo mudar as opções escolhidas a qualquer momento, e será validada a ultima alteração antes do término da data disponibilizada para efetuarem as inscrições.

As inscrições

No momento da inscrição você informará alguns dados sobre o Enem e será por meio destes dados, em particular a nota obtida no exame, que o SISU realizará a avaliação de classificação para os cursos escolhidos, ao ser selecionado na primeira ou na segunda opção o canditado tem que realizar rapidamente a confirmação de ocupação da vaga na instituição para que não corra o risco de perder a bolsa, pois é dado um prazo para a realização da confirmação realizando a matricula no curso. Caso o canditado não tenha sido selecionado na 1ª ou na 2ª opção escolhida ele poderá ficar na lista de espera, que é quando o candidato aguarda um desistência do canditado selecionado apenas na 1ª opção do curso que escolheu, necessitando realizar a notificação de interesse na espera.

As bolsas

As bolsas oferecidas pelo SISU são destinadas á toda a população brasileira,necessitando apenas que tenham realizado o Enem no ano anterior ao da inscrição, por exemplo, os canditados interessados em se inscrever no SISU neste ano devem ter realizado o ENEM no anopassado e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Os candidatos que já participaram do SISU e também já foram contemplados com a bolsa também poderão se inscrever seguindo a mesma exigência feita para os outros canditados. A inscrição é fácil e sem custos, podendo ser realizado no site do MEC.

O SISU exige dos candidatos a realização do Enem no ano anterior ao da inscrição e durante o preenchimento da inscrição no SISU será solicitado o número de inscrição e a senha utilizada para a realização do ENEM e automaticamente o sistema do SISU consegue adquirir a nota do candidato, pois é apartir da nota obtida no Enem que será concedida ou não a bolsa de estudos em um curso de graduação nas diversas intituições federais e estaduas do país, Inscrição e resultado do SISU no site do MEC em: http://www.mec.gov.br/ .

Informações de: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas




Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus