EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como guardar dinheiro e equilibrar as contas pessoais

Você conhece a teoria da contabilidade? Veja neste artigo como ela é importante para definir uma estratégia para o equilíbrio de suas contas pessoais ou domésticas. Veja essas dicas

Viver apertado financeiramente não é algo desejado por ninguém, porém, o que sabemos é que boa parte das pessoas passam por essa dificuldade em algum momento da vida, talvez a vida toda, diria alguns. Quando jovem falta dinheiro pois o salário é baixo e  tem pouca experiência, quando mais adulto que melhora o salário chega também a responsabilidade de manter uma família e em alguns casos colher os erros da juventude.

Como guardar dinheiro e equilibrar as contas? Esta é uma pergunta que vale muito dinheiro, aliás a resposta a ela. Creio que eu não tenho a resposta para todos os casos, mas segue abaixo algumas dicas úteis para esta tarefa.

Receita despesas contas

Teoria da contabilidade

A primeira coisa a fazer é compreender o que estou chamando aqui de teoria da contabilidade, que nada mais é do que analisar o problema de dois lados: a receita e a despesa. Se você focar em aumentar sua receita visando guardar dinheiro, mas aumentar proporcionalmente suas despesas de nada adiantará. O inverso também é verdadeiro.

Então pense em como aumentar sua renda sem precisar aumentar seus gastos. Pronto. Respondi! É isso. Pode parar de ler o artigo. Ou não será que não?

A teoria é essa mesmo, contudo a prática exige algumas considerações:

Receita

Pense em um segundo emprego. Se isso for possível será uma boa forma de aumentar seus ganhos;

Se não for possível um segundo emprego, talvez um trabalho freelancer. Algumas atividades profissionais contratam pessoas para esses tipos de trabalho;

Crie um projeto na internet. Há muitos modelos de negócios baseados em internet com custos baixos e resultados interessantes. Sugiro a leitura do artigo como montar um negócio na internet.

Crei um projeto fora da internet. Se a internet não for sua praia, mas lembre-se que o mundo real é. Consulte o site do SEBRAE por exemplo ou compre algumas edições da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que tem boas dicas para pequenos empreendimentos.

Despesas

Cartão de crédito. Se ele é um problema para você, elimine-o. Mas por favor, não vá eliminar seu cartão e depois pegar cartão da sua mãe ou irmão para continuar comprando. Na verdade eliminar o cartão é um ato simbólico, o que você deve fazer mesmo é parar de fazer comprar com ele.

Comer fora. Embora seja um hábito moderno, comer fora ainda é muito caro e se isto pode ser evitado, evite.

Automóveis. Todos sabem como carros são caros, tanto na compra como na manutenção dele. Combustíveis, mecânica, IPVA, licenciamento, seguro, etc. Você precisa mesmo dele?

Estilo de vida. Baladas, viagens, cinema, happy hour, entre outros temas são ótimos para gastar dinheiro. Quem quer equilibrar as contas deve também pensar em uma mudança de estilo de vida.

Planejamento de compras. Compras por impulso devem ser evitadas por qualquer pessoa, especialmente por aqueles que desejam guardar dinheiro. Planeje tudo o que for comprar e compre aquilo que você precisa e não aquilo que você deseja. Este é talvez o ponto fundamental para evitar gastar dinheiro de forma desnecessária.

Agora é com você

Sei que falar é fácil, fazer nem sempre. Mas uma coisa é certa, cortar despesas e alavancar os ganhos requer esforço e sacrifício. Se não estivermos dispostos a sacrificar alguma coisa dificilmente iremos conseguir. Mas vale a pena, afinal uma vida equilibrada não tem preço.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio