EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Como montar um negócio na internet

Proposta de parceria para criação de negócios baseados na internet. Como rentabilizar, modelos de negócios, tecnologia, entre outros.

Montar um negócio na internet pode ser um bom caminho para muitas pessoas. Se você pensa em montar um negócio na internet, mas encontra alguma dificuldade para desenvolver o projeto online, darei alguma dicas úteis para ajudá-lo neste processo. Abaixo relacionei algumas perguntas e respostas para a nossa análise:

[QUEBRA]

Qual o modelo de negócio devo seguir?

Primeiro é preciso definir o modelo de negócio desejado, ou seja, como você pretende rendabilizar o projeto online. Algumas opções:

  • venda de produtos diretamente no site (loja virtual)
  • venda de produtos indiretamente pelo site (apresentação do produto no site e solicitação de orçamento)
  • venda de serviços no próprio site (e-books, cursos online, consultoria online, consulta online, downloads, etc)
  • venda de serviços pelo site com prestação do serviço fora do site (consultoria, palestras, cursos presenciais, projetos, serviços especializados, etc)
  • conteúdo gratuito com venda de publicidade (sites de conteúdo. Boa alternativa atualmente)
  • entre outros.

Preciso abrir uma empresa para ter um negócio na internet? Que impostos terei de pagar?

Sim. É necessário abrir uma empresa. Não existe “empresa de internet”, o que existe são categorias no CNAE mais adequados para empresas que operam na internet.

Os impostos serão os mesmos que uma empresa tradicional pagaria. Consulte o contador e veja a possibilidade de enquadrar a empresa no Simples, com isto a carga tributária ficaria em torno de 6%. Nada mal.

Como as pessoas vão saber do meu site. Basta eu cadastrar o site no Google?

Este é um erro que muitos cometem. A internet ao passo que fica mais atrativa também fica mais competitiva e estar no Google mas não rankear nas primeiras posições não vai significar muita coisa. Além disso, existem inúmeras estratégias com redes sociais e outros meios para tornar seu site atrativo, receber muitas visitas e com isto reverter em negócios.

Eu não sei desenvolver sites, quem eu devo contratar para fazer o site?

Você tem dois caminhos: Contratar uma empresa apenas para desenvolver o site ou fechar uma parceria com uma pessoa especializada em projetos de internet.

A segunda opção me interessa. Sou desenvolvedor e trabalho com gestão de tecnologia e projetos na internet. Nesta parceria que já é comum em muitos casos, o desenvolvedor se encarrega de criar e manter o site, desenvolver a estratégia de divulgação em sites de buscas, redes sociais e outros meios e você cuida do negócio em si. Acho a última opção melhor, já que cada um vai cuidar do que sabe.

Se você quer abrir um negócio na internet e quer fazer uma parceria nos moldes que acabei de explicar, entre em contato comigo.

Como devo fazer a gestão do negócio?

Eu dividiria em pelo menos duas partes: A gestão do negócio em si e a gestão da tecnologia.

A gestão do negócio dependerá do conhecimento que você tem sobre ele, suas habilidades e competências que tem ou poderá desenvolver. Já a gestão da tecnologia é algo que dependerá da experiência que a pessoa terá sobre projetos de internet.

Como expliquei acima, tenho interesse em fazer parcerias com pessoas ou empresas que desejam ter um negócio online, mas não tem experiência com internet. Segue abaixo um breve resumo da minha experiência com projetos de internet.

  • Criação de site: institucionais, e-commerce, conteúdo, etc.
  • Criação de estratégias de divulgação considerando os quatro caminhos que o usuário poderá chegar ao seu site (acesso direto, links de referência, busca orgânica e links patrocinados)
  • Gestão da tecnologia: Definição da tecnologia correta, servidores, planos de hospedagem, registros e manutenção de domínios, entre outros
  • Gestão de negócios online. Definição de estratégia de negócio, considerando público-alvo, abordagem, entre outros.

Se você tem um produto, serviço ou tem condições de gerar um bom conteúdo online e tem interesse em uma parceria,  entre em contato.

Quais as changes do meu negócio dar certo na internet?

Muitas. Contudo é preciso ter em mente que a internet não é um milagre econômico e aquilo que não vende no mundo off-line, poderá não vender online também. Creio que uma boa análise poderá mostrar o caminho das pedras.



 

Veja também

Comentários

Olá, Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br Atenciosamente, Roberto Lion Motta Editora Quantum – Revista VendaMais http://www.editoraquantum.com.br roberto // Curitiba
Òtimo post, bem completo! È um ótimo tutorial para quem quer na internet. Ricardo Caetano // São Paulo
Olá! Eu estava pesquisando sobre normalização de banco de dados quando encontrei seu blog. Gostaria de ler seus futuros posts, então procurei pelo link de feed mas não encontrei. Você tem feed? Se sim, poderia me passar o link dele por e-mail? Obrigado! Abraços Anderson // Limeira
Muito bom artigo! na verdade, precisa-se entender mais sobre estratégia de midia. e isso online vale mto a pena! contratei uma empresa mto boa, a Inter.net, para criar e hospedar meu site. hj esta dando um ótimo resultado. até pq essa área me atrai muito. davi // são paulo
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio