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Como obter o cartão cidadão e o número do PIS

Saiba o que é e para que serve o PIS e o Cartão do Cidadão para trabalhadores formais no Brasil. Entenda esses direitos que você tem e os benefícios deles.

Você acabou de conseguir seu primeiro emprego? Parabéns! Agora você faz parte de milhões de pessoas que tem poder de compra e venda no país, que pode usar seu dinheiro como investimento ou para suprir suas necessidades de bens e serviços.

Mas além de seu salário, a empresa que você trabalha precisa registrar você como empregado e oferecer alguns direitos trabalhistas básicos como FGTS, PIS, Abono Salarial, férias e no caso de demissão o governo te disponibilizar o seguro desemprego.

Cartão Cidadão

Para consultar esses dados, foi criado o cartão cidadão, com ele você consegue através da Caixa Econômica Federal saber o saldo do seu FGTS, as quotas do PIS, como sacar benefícios cedidos pelo governo, além de retirar o seguro desemprego entre outros serviços ao cidadão. Para você que já é registrado e precisa do cartão cidadão e quer um número do PIS, veja como obtê-los neste artigo.

cartão do cidadão da Caixa

Como obter o cartão do cidadão

O Cartão Cidadão pode ser pedido de duas formas: ou pelo telefone e recebê-lo em casa ou pelo banco da Caixa Econômica e retirá-lo na agência. O telefone para fazer o pedido do Cartão Cidadão é 0800 726 0207 e para saber qual a agência da Caixa mais próxima de você, acesse o site do banco para essa e outras informações www.caixa.com.br

Agora é muito importante que para você fazer o pedido do cartão cidadão, você tenha em mãos o número do seu PIS que é o Programa de Integração Social. Quando a pessoa é contratada por uma empresa, é obrigatório que ela tenha esse número para haver o controle de benefícios a qual ela possa ter direito como seguro desemprego e bolsa família.

Número PIS

O PIS é um programa que visa integrar o trabalhador com a empresa e prover o acesso a benefícios sociais. Ao fazer a inscrição, o trabalhador receberá um número que será usado por toda a sua vida, independente de mudança de emprego e empregador.

Como cadastrar no PIS?

Quem deve fazer a solicitação desse número é o empregador, e o comprovante chega à casa do empregado através dos correios sem nenhum ônus para o mesmo. O pedido pode ser feito em qualquer site da Caixa ou em uma agência da Caixa econômica federal.

É muito importante que todos os documentos da empresa e seus estejam corretos e devidamente anexados para poder haver a sua inscrição no PIS e ter todos os direitos que todos os cidadãos de bem tem no Brasil. Evite trabalhar sem registro, pois você acaba perdendo a oportunidade de ter alguns benefícios ao seu dispor que todo brasileiro trabalhador honesto tem ao seu favor.

Caso você trabalhe em uma empresa e ainda não foi cadastrado no PIS, cobre isso de seu empregador, pois é um direito seu.

 

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