EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Carteira Nacional de Habilitação – CNH: Categorias e como tirar a CNH

Quem deve solicitar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Permissão para dirigir – primeira habilitação e segunda via da CNH

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é o documento válido em todo o país, que garante a permissão de uma pessoa para conduzir um veículo, é um documento de porte obrigatório para todos os motoristas enquanto estão dirigindo. É um documento que deve ser solicitado por todos aqueles que tiverem a intenção de dirigir um veículo, no entanto, é necessário estar conforme alguns requisitos para tirar a CNH, sendo eles: ter 18 anos ou mais; saber ler e escrever; possuir Carteira de Identidade.

Normalmente os valores das taxas da CNH podem ser encontrados no site do DETRAN-SP, mas o custo total, incluindo aulas teóricas e práticas poderá variar conforme a auto-escola que foi escolhida.

Quem deve solicitar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Todos aqueles que desejam dirigir um veículo, para que possam estar legalmente como motorista. Isto vale para carro, moto, caminhões, ônibus, etc. A carteira de motorista tem categorias diferentes, sendo a letra A para motos, B para carros e veículos leves, C e D para caminhões, ônibus e outros tipos de veículos de carga.

Onde solicitar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação

O interessado deverá passar por exames de aptidão física e mental, escrito e de direção veicular. Para isso, deve-se procurar uma autoescola ou centro de formação de condutores de sua preferência.

Em caso de precisar fazer a solicitação da segunda via procure se informar unidades do Poupatempo ou nos órgãos de trânsito (CIRETRAN) do seu município, os quais poderão atender a sua solicitação.

Como tirar a CNH

Esse processo dependerá de alguns fatores:
-no caso de permissão para dirigir – primeira habilitação;
-no caso de segunda via da CNH;
-no caso de Carteira Internacional de Habilitação;
-no caso de estrangeiros;
-no caso de renovação da CNH;
-no caso de solicitação CNH definitiva;
-no caso de transferência da CNH,
-e no caso de alterações de dados da CNH.

Os documentos e procedimento necessário para cada uma destas situações citadas acima podem ser consultados no site que segue:

http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/servicos_cnh.asp

CNH para portadores de deficiência

Segundo consta no site do Detran, na cidade de São Paulo, apenas no ano de 2006, aproximadamente 51 mil pessoas obtiveram Carteira Nacional de Habilitação Especial, um documento que facilita a locomoção de pessoas com algum tipo de deficiência.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado.

Para verificar os procedimentos necessários visite o site do Detran.

http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20070320.asp

No link que segue é possível consultar a tabela de multas e os pontos retirados da CNH para cada situação.

http://www.detran.sp.gov.br/multas/multas.asp

[ por Maisa ]

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio