Como usar a internet para estudar e fazer cursos

Para muitos a internet é entretenimento, outros usam como ferramenta de trabalho, mas o grande potencial da internet é educacional. Veja como aproveitar isso.

A internet como ferramenta aplicada a educação tem produzido uma grande revolução no mundo inteiro. Agora com um simples click e acesso a rede de redes os usuários podemos acessar a materiais educativos desde qualquer parte. Pesquisas, estudos, reportes, cursos, publicações, livros, vídeos, webinários, artigos e monografias podem ser encontradas e/ou descarregadas da internet para serem estudadas. E isso não é tudo. 

Nesse artigo fiz um resumo dos elementos aos quais os estudantes podem se dirigir para estudar suas matérias preferidas e apoiar seus estudos curriculares, tanto para a educação formal como informal.

Como usar a internet para estudar

Usar a internet para estudar pode resultar vantajoso para quem realmente quer aprender e se abrir a um mundo novo de possibilidades. Aqui algumas dicas interessantes:

Guia para alunos e professores

Primeiro considere o conteúdo desta apresentação que fiz como um guia para alunos e professores. Nele inclui os sites das universidades públicas federais no Brasil, sites e blogs de educação, dicionários, enciclopédias, bibliotecas virtuais, entre outros.

Livros e ebooks

Ebooks são livros digitais que podem ser acessados por aparelhos como tablets ou leitores de ebooks. Veja como acessar livros técnicos gratuitos e também como fazer download de livros grátis em PDF.

Blogs e sites

Há milhares de sites com conteúdos educacionais destinados a quem quer aprender algo relacionado à educação formal ou informal. Um bom exemplo são os portais da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:%C3%8Dndice) onde você encontrará portais com conteúdos temáticos de Arte, música, história e filosofia, tecnologia, geografia, entre outros.

Para quem deseja um conteúdo mais simplificado a dica é o site Educação, onde você encontrará resumos sobre diversos conteúdos educacionais.

Vídeos

Plataformas como o Youtube com milhões de vídeos gratuitos para aprender desde como criar sua própria horta em casa até como investir na bolsa de valores.

Outra opção de vídeos de educação é o site Futuratec (http://www.futuratec.org.br) onde você pode fazer o download de vídeos e programas do Canal Futura. Todo o conteúdo é gratuito.

Como usar a internet para fazer cursos

A internet é uma via de acesso direto a sites de educativos em forma remota, gratuita ou paga, dependendo da sua escolha. Alguns sites oferecem serviços como auxilio de professores online para esclarecer dúvidas e abrir questões e debates. Avaliação de atividades também são feitas para acompanhar os avanços do aluno.

Inglês

Se você deseja aprender inglês ou qualquer outro curso na internet poderá usar sites especializados que contam com qualidade e profissionalismo. Alguns oferecem os cursos gratuitamente. Veja alguns sites que oferecem cursos ou conteúdos de inglês pela internet.

Enem

Se quer passar o Enem pode conferir diversas plataformas como Mande Bem no Enem.

Projetos da Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho mantêm diversos projetos em seu site, muitos deles como o Novo TeleCurso, o Telecurso TEC que é feito em parceria com o Sistema Paula Souza, oferecem cursos que podem ser feitos a distância via internet.

Cursos a distância

Universidades nacionais e internacionais também tem se somado mediante o sistema de educação á distância, sendo possível cursar até o ensino superior desde casa. Consulte a Seção Educação a Distância neste blog para encontrar muitas informações sobre EAD.

Outras plataformas oferecem possibilidades ainda mais amplas, com centos de cursos, como a Cursos 24 horas e Udemy, entre outras.


 

Veja também:




// Comentários

maria nadir // goiania // 11/04/2013 09:39:00

Devo agradecer pelas dicas,tenho procurado dicas em diversos lugares e aqui encontrei opiçoes que serão de grande valia!





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus