EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Comunicação pela internet: Informação livre e as mudanças de comportamentos

A internet é um meio de comunicação? Será que ela foi criada para isso ou adaptou-se como meio de comunicação como a conhecemos? Quais os impactos da informação livre e internet livre?

Fui convidado para ministrar uma aula sobre internet e comunicação pela internet para uma turma do curso de rádio no Senac. A aula foi fundamentada na idéia da internet como meio de comunicação, sua influência na sociedade atual, bem como as mudanças de comportamentos dos indivíduos perante a esta nova forma de comunicação e relacionamento entre as pessoas.

[QUEBRA]

Os principais tópicos que abordei  foram:

Informação livre

A internet nasceu para ser livre. Ela é o que é porque é livre. A informação também é livre, na verdade, a informação é livre por natureza, mas por muito tempo ela não estava acessível a todos. A internet acabou com isso. Hoje qualquer pessoa pode ter acesso a qualquer tipo de informação. A Wikipedia é um exemplo disso. Ela é a maior enciclopédia do mundo.

Sem geografia

A geografia sempre foi uma barreira muito grande para o homem. Ouvi um palestrante dizer que no passado as pessoas iam a Nova Iorque para estar na frente, buscar as novidades. Hoje, isso não faz mais sentido, Nova Iorque está na mesma distância que o site da loja da esquina.

Novos modelos de trabalho

Pessoas trabalham pela internet ou usam a internet como ferramenta de trabalho. Pela internet posso estar aqui no Brasil e trabalhar para uma empresa que está em Londres, Jacarta ou Moscou. Um dos modelos de trabalha que tende a crescer muito é o Home Office, onde as pessoas trabalham em casa para empresas em qualquer lugar do mundo.

Novo modelo de escola

A escola ainda não descobriu todo o potencial da internet para a educação, mas alguns sinais já são positivos. Blogs, emails e redes sociais estimulam a leitura e a escrita. Embora a leitura não seja muito profunda, arrisco a dizer que no Brasil nunca se leu tanto como agora. Isto é muito positivo para a educação.

O indivíduo passou a ser participante e não expectador

Na comunicação do passado, os indivíduos eram apenas expectadores e imóveis diante de uma notícia no rádio, na TV, jornal ou revista. Pouco ou nada poderia ser feito. Com a internet, a comunicação passou a ser interativa, isto é, dupla. Da mesma forma que recebemos uma mensagem, temos a opção de participar, discutir, opinar e em muitos casos decidir sobre um tema proposto. Não é a toa que a internet atrai tanto as pessoas. Isso também é o resultado da internet livre e informação livre.

Criou uma euforia pelo consumo digital

Tudo isso, trouxe também uma euforia pelo consumo digital. Compras, informação, comunicação e uma necessidade de estar sempre informado são algumas características que encontramos facilmente nas pessoas atualmente.

Minha conclusão é que a internet contribuiu muito para a comunicação e muito ainda fará. As pessoas estão sempre buscando novas formas de usar a internet e tudo isso vai mudando aos poucos a maneira de relacionarmos com as pessoas, sempre encurtando mais as distâncias.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio