EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Conceito do MEC para cursos superiores - Conceito Preliminar de Curso

O que é Conceito do MEC para cursos superiores, conhecido como: Conceito Preliminar de Curso. Entre e veja o que é e como é feito o cálculo.

Conhecido como CPC (Conceito Preliminar de Curso), o conceito do MEC é um indicador de qualidade dos cursos superiores no Brasil. O Conceito Preliminar de Curso vai de 1 a 5, sendo 1 o nível mais baixo e 5 o nível de excelência dos cursos.

O Conceito Preliminar de Curso é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Anualmente o MEC divulga o resultado da avaliação dos cursos, os cursos que alcançar um desempenho no Conceito Preliminar de 1 a 2 serão incluídos nas visitas do Inep, sendo obrigatório passar pela visita, e os que alcançar igual ou superior a 3 vão poder fazer a escolha de passar ou não passarem pela visita de avaliação do Inep,  mantendo assim o seu conceito permanente. Os cursos que atingirem o critério 5 de avaliação devem ser visto como cursos de exemplo para os outros. Veja a  tabela com os dados AQUI. Formato xls (Excel).

Como é feito o calculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC?

O Conceito Preliminar de Curso é feito de forma a serem avaliados os alunos do curso através do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) que é feito anualmente, também são avaliadas, as qualidades e as informações de infraestrutura do curso, instalações fisica, a quantidade de docentes no curso, após terem avaliado cada componente desses é feito uma conta e daí chega ao Conceito Preliminar de Curso.

O que é o Enade?

Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), é um exame feito para avaliação dos alunos em relação ao curso de graduação matriculado, o desempenho obtido em relação ao conteúdo, suas habilidades e as competências, e por isso serve  como componente de avaliação para o Conceito Preliminar de Curso.

O resultado de avaliação dos cursos é divulgado pelo Mec através de um tabela que pode ser consultada no site do INEP ou se preferir poderá baixar diretamente a tabela com os dados AQUI, tabela esta onde você poderá consultar o nome da instituição de ensino, nome do curso superior, município, CPC e outras informações como os resultados individuais de cada critério usado na composição do conceito do MEC, como:

  • Equipamentos disponíveis são suficientes;
  • Avaliam bem o plano de ensino;
  • Docentes Mestres;
  • Docentes Doutores;
  • Docentes Regime Parcial/Integral;
  • Entre outros.

Outras informações sobre o conceito do MEC para cursos superiores podem ser obtidas no site do MEC.

Legalidade e qualidade

Uma das perguntas mais comuns que os usuários fazem nos comentários aqui do blog é se essa ou aquela faculdade ou universidade é reconhecida pelo MEC. Embora a dúvida seja pertinente, é também importante saber que além de autorizada, quais são os conceitos dos cursos desta instituição. O conceito do MEC é um importante instrumento para obter esta avaliação, pois fora ele, as demais avaliações podem ser muito subjetivas os mercadológicas. No site http://emec.mec.gov.br/ você poderá consultar a situação de cursos e instituições, tanto no aspecto regular como no aspecto de qualidade.

 

 

Veja também

Comentários

Tenho vontade de fazer um curso superior.Mas na cidade não tem onde fazer.Porque? antonio marcos // ponta grossa
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio