EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Tipos de conexão a internet. Banda larga 3G, cabo ou via rádio

O que é conexão discada e banda larga. Conheça os tipos de acesso a internet que pode ser via rádio, internet 3G (internet móvel), internet via cabo e outras modalidades de conexão.

Conexão a internet é o termo usado para indicar que um computador está ligado à rede mundial de computadores. Esta conexão é um processo físico (hardware) e lógico (software e comunicação). Inicialmente podemos dividir o processo de conexão a internet em duas: conexão discada ou banda estreita e conexão de banda larga.

Cabo de rede de internet

O que é conexão discada

A conexão discada é aquela em que o computador usa um modem convencional ligado à linha telefônica para acessar a internet. Em toda conexão é necessário uma discagem que emite um som que sinaliza o sucesso ou não da conexão.

A conexão discada suporta no máximo 56kbps de velocidade, considerado muito baixo se comparado com as conexões de banda larga existentes atualmente.

A conexão discada foi muito usada no início da internet no Brasil, onde a maioria das pessoas usava este meio para acessar a internet. Com as diversas opções de banda larga existentes hoje, a conexão discada tende a ser cada vez menos usada.

O que é banda larga

O termo ainda não está bem definido, mas uma das definições mais aceitas no Brasil é qualquer conexão acima dos 56kbps convencionais. Diferente da conexão discada que usa a linha telefônica para estabelecer uma conexão com a internet, a banda larga pode usar vários meios, como conexão ADSL, por cabo, via rádio, 3G, entre outros.

Conexão a internet 3G

A conexão 3G é uma das mais recentes e necessita de um modem especial comercializado pelas operadoras de celular. Este modem geralmente conectado na porta USB do computador usará o sinal da rede celular para conectar a internet.

Vantagens:

É prático e móvel. Ideal para uso em notebooks

Desvantagens:

Alguns planos tem quantidade de acesso limitado e por usar a rede celular, poderá não funcionar em todas as localidades, ou funcionar com limitações de velocidade.

Conexão a internet por cabo

A conexão a internet por cabo é aquela que geralmente usa o cabo da TV a Cabo para acessar a internet. Nestes casos o mesmo cabo é usado para trazer o sinal da TV, internet e atualmente de telefone também.

Vantagens:

As principais vantagens deste modelo são praticidade e custo, já que com um único cabo você recebe até três serviços diferentes. O custo do pacote geralmente é mais baixo.

Desvantagens:

Como desvantagens temos a limitação de área, isto é, a banda larga a cabo não está disponível em todas as cidades e mesmo nas cidades onde o serviço está disponível, muitos bairros ou ruas não estão cabeadas e por isto não podem ser atendidas.

Conexão a internet via rádio

Esta conexão é oferecida geralmente por pequenos provedores de acesso em diversos locais. Sua característica é atender um mercado local, pois requer a instalação de antenas em pontos estratégicos da cidade a fim de gerar sinal para a área coberta.

Vantagens:

É uma boa opção quando não há conexão a cabo

Desvantagens:

Normalmente o preço é um pouco salgado em relação a outros modelos de banda larga. Como é uma operação local, não tenho informações de preços em outras cidades, podendo em alguns casos terem valores competitivos.

Internet pela rede elétrica

Ainda é uma promessa, mas certamente será uma excelente opção devido a comodidade e a disponibilidade. Quando ela entrar em funcionamento, bastará plugar o modem na tomada e pronto. Simples, como ligar uma geladeira.

A expectativa é que em breve as operadoras de energia elétrica disponibilizem esta opção aos seus usuários, já que a Anatel recentemente regulamentou a oferta.

Qual é a melhor conexão?

Isto é muito relativo. Eu prefiro a conexão a cabo, acho que é a melhor, mas como visto acima, nem todas as localidades tem o serviço disponível.

Perguntas frequentes:

Como saber se na minha cidade está disponível o serviço de internet banda larga?

Hoje em dia, a maioria das operadoras já disponibiliza o serviço de internet banda larga em todas as localidades. Este, deixou de ser um privilégio de poucos, como era logo que internet se popularizou no Brasil e passou a ser algo mais disponível às pessoas. Em todo caso, o mais seguro a se fazer é consultar as operadoras e checar se o serviço de internet banda larga desejado está disponível em sua localidade.

Que aspectos devo levar em conta quando eu for escolher uma conexão?

Atualmente, há uma enorme oferta de operadoras que oferecem os mais variados serviços e os preços, diferente do que era praticado antigamente, caíram bastante.

O primeiro ponto a ser pensado é: para que você precisa de internet? A resposta para esta pergunta irá dizer muito sobre o pacote que você deve escolher. Se a sua resposta é enviar e receber e-mails e ter acesso às redes sociais, você irá necessitar de um pacote diferente daquele que responder que usa a internet para baixar filmes e músicas, por exemplo.

Outro ponto importantíssimo a ser levado em consideração é quanto você está disposto a pagar por um serviço de internet. Vale ressaltar que a maioria das operadoras engrossam os pacotes com serviços que talvez você nem use, mas está pagando por eles. Fique atento e contrate apenas os serviços que irá realmente utilizar.

O terceiro ponto é pesquisar o que as operadoras estão oferecendo. Cada uma delas deve ter vantagens diferentes, cabe a você analisa-las e ver o que melhor se adequa à sua realidade. Compare a velocidade de conexão, a franquia de dados (funciona como a franquia de minutos nos planos de telefonia) e o modem (algumas operadoras fornecem o modem gratuitas; em outras, no entanto, é preciso pagar por ele).

Por fim, mas não menos importante, pergunte a opinião de pessoas que utilizam ou que já utilizaram o serviço. Procure saber sobre a estabilidade e qualidade do serviço e até mesmo do atendimento ao cliente oferecido pela operadora.

Se eu fechar com alguma operadora um pacote básico de dados, todos da casa podem usar a internet, sem que haja perda de qualidade?

Todos da casa podem usar. Porém, se todos os membros da família estiverem utilizando a internet ao mesmo tempo, a tendência é que haja lentidão no tráfego. De maneira geral, independente do pacote escolhido, caso muitas pessoas estiverem fazendo uso da mesma conexão, isto irá acontecer. A conta é simples: quanto mais gente acessando, mais lento o tráfego ficará.

Fico mais tempo na rua do que em casa, portanto, o valor de um plano de banda larga não se justifica para mim. Neste caso, optando por um 3G quais serão as limitações?

A grande vantagem da internet 3G é a mobilidade. Com o 3G é possível ter conexão em qualquer lugar (tanto em casa, quanto na rua), bastando apenas conectar o dispositivo ao seu notebook. Porém, a conexão não se compara ao de uma banda larga. Caso você necessite usar a internet para o básico, enviar e receber e-mails, acessar redes sociais e outras tarefas que não precisam de muitos dados, o 3G irá suprir. Mas se você precisar de mais velocidade, talvez o 3G não seja a melhor escolha.



 

Veja também

Comentários

a internet babda larga 3g e melhor que a internet discada? luis // uberaba
olá bo a noite eu tenho um programa aqui no meu pc para acelerar a minha conexão dentre os itens aqui está dsl/adsl ,idsl, dialup modem, cable moden, sattelite modem ,local area network ,e wirelles phone, minha internet é 3g de encaixe , é através de usb, é sem fio, qual a opção eu posso usar ,pois eu não sei , muito obrigado se puder me esclarecer abraços fernando // rio de janeiro
queria saber se vc tem como me explicar como deixo a minha net mais rapida !!!!!!!!!!!!!!!!!!! joao // joao pessoa
SOU ESTUDANTE DE TI , ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE CABOS DE BANDA LARGA , VC TEM MAIS CONTEUDO SOBRE CABEAMENTO DE BANDA LARGA SE SIM TEM COMO MEMANDA PELO MEU EMAIL. GRATO joao bosco da silva filho] // SÃO PAULO
Comprei um Tablet i-BAK 865 que possui o sistema operacional Android 2.2 e com conexão Internet 3G via modem USB, eu já possuo um modem HUAWEI E173 e utilizo ele no notebook e não tenho problemas, porem no tablet eu não consigo utilizar, pois não executa ou coisa parecida, não entendo!!! Já liguei na vivo para que eles pudessem me ajudar, porem fiquei 1h52min aguardando e todos os atendente me passavam para um, setor avançado até que caiu a linha, e nada foi resolvido, por favor se alguem possuir um tablet como o meu e conseguiu conectar o modem me ajudem não sei o que fazer. Rafa // Itapeva
Bom dia Rafa, também estou com o mesmo problema que você, só que o meu 3G é da Claro. Já liguei, e eles falaram que não podem me ajudar pois o meu tablet não é homologado. Não sei o que fazer agora. Se alguém souber e puder me ajudar, agradeço. Rachel // rj
Aqui é Brasil. Internt 3g e rádio é 99% inferior em velocidade do que a a cabo oferece, a unica vantagem, é que vc pode levar para qual quer canto. Ainda falando da 3g e rádio. Para que servem: apenas servem para olhar páginas só. A cabo: Assisti vídeio, Download, ver páginas, JOGAR, assistir transmissões ao vivo e etc, e tudo muna velocidade muito superior do que a 3g e rádio. Lenoan // João Pessoa
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio