EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Conheça os tipos de software e versões do Office

Saiba quais são os principais tipos de programas ou softwares por categorias. Como estão divididos os sistemas que usamos no dia-a-dia e a classificação das versões do Microsoft Office.

Softwares são programas de computadores que são desenvolvidos para desempenhar funções específicas. Eles podem ser classificados de várias formas, como por exemplo software livre e proprietário, gratuito ou pago, para Windows ou web based (internet), entre outras possibilidades.

Veja abaixo os principais tipos de softwares e quais as versões do famoso pacote Microsoft Office.

Sistemas operacionais

Sistemas operacionais são a base de funcionamento do computador ou dispositivo qualquer. Quando você liga seu computador é o sistema operacional que irá realizar as tarefas básicas de inicialização e depois estará trabalhando o tempo todo, seja gerenciando a impressora, o mouse, o teclado, o funcionamento de outros programas e muito mais.

Windows, Linux, Unix, IOS, Android, entre outros são exemplos de SO.

Windows 8 Novo sistema operacional Microsoft
Windows 8: O novo sistema operacional da Microsoft

Pacotes de escritórios

Pacotes de escritórios são compostos geralmente por editores de textos, planilha eletrônica, programa para criação e apresentação de slides, entre outros. O mais famoso pacote de escritório é o Office da Microsoft, cujas versões e classificações veremos abaixo. Existe também o BrOffice que é um software livre com programas bem parecidos com os da Microsoft.

Softwares gráficos

Os programas gráficos são muito usados na indústria gráfica, seja em agências de publicidade e propaganda, gráficas, editoras, jornais, entre outras do gênero. Eles são conhecidos por permitir a criação de material publicitário, jornalístico e literário, mas sua aplicação é uma ampla e atenda uma gama enorme de profissionais.

Entre os mais conhecidos estão o Photoshop, Corel draw, Ilustrator, Freehand, Flash, entre outros. Existe também os softwares gráficos destinados a área de engenharia, projetos e animações como o Autocad, Maia, Revit, entre outros.

Sistemas gerenciais ou de gestão

Sistemas de gestão são usados em larga escala na indústria ou empresas de médio e grande porte. Eles servem como ferramenta de armazenamento de dados e gestão de processos da empresa, seja produção, logística, vendas, faturamento, estoque, etc.

Esse tipo de programa pode ser desenvolvido inclusive sob medida para uma empresa específica sob determinadas condições. Eles podem ser conhecidos também pela sigla ERP. Nos casos de sistemas prontos, os mais conhecidos são o SAP, Totvs, Oracle, entre outros.

Ferramentas de desenvolvimento e programação

Como citado no exemplo anterior, os sistemas de gestão, assim como todos os demais, são programas que são criados por outros programas, estou falando das ferramentas de desenvolvimento ou programação. Eles são softwares como qualquer outro, contudo sua finalidade é criar outros sistemas.

Os mais conhecidos são as ferramentas da Microsoft, como o Visual Stúdio, Webmatrix para sites, as ferramentas da adobe como Dreamweaver e Flash, entre outros.

Banco de dados

Outra categoria importantíssima é a do banco de dados. Eles são programas destinados a armazenar dados nos sistemas de gestão ou outras aplicações. Pense no dinheiro que está nos bancos, a informação que o governo tem, a folha de pagamento da sua empresa, entre outras coisas, tudo isso está armazenado em um banco de dados, daí fica fácil percebermos sua importância.

Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, DB2, entre outros.

Utilitários

Utilitários como o próprio nome diz são programas do dia-a-dia, geralmente usado para tarefas comuns e auxílio ao sistema operacional na administração do computador. Alguns exemplos:

Winrar (compactação de arquivos), AVG (antivírus), GoodSync (backup), etc.

Versões do Office

Como comentei acima o Office e o maior e mais conhecido programa para escritórios. Na verdade ele é um conjunto de programas, cuja quantidade varia de acordo com a versão adquirida. Na tabela abaixo as versões do Office e o que está incluso em cada uma delas (considerando a versão 2010).

  Office Home and Student Office Home and Business Office Professional
Quantidade de licenças 3 2 2
Word X X X
Excel X X X
Power Point X X X
OneNote X X X
Outlook   X X
Access     X
Publisher     X

 



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio