EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Consultas de cheques sem fundo, SPC e protestos pela internet

Veja como saber se você está com o nome sujo no Banco Central e SPC. Vários sites que oferecem a opção de consulta de crédito online.

Muitas vezes ocorre de se ter duvida em relação ao seu nome estar ou não no SPC e até mesmo dado como ter feito pagamento com cheques sem fundo, estar em qualquer uma dessas situações não é bom pra ninguém, e para que você possa tirar essas e outras dúvidas quanto ao seu credito e não precisar passar por nenhum transtorno na hora de fazer uma compra, consulte seus créditos nos sites que estão disponibilizados para essa finalidade. Tenha acesso aos seus débitos e créditos, e também a outros serviços que te ajudaram a regularizar sua situação caso não esteja.

Consulta de crédito

Existem dois sites onde são disponibilizadas diversas consultas de credito, tais como protestos, cheques sem fundo, pendências e restrições financeiras, dividas vencidas, ações judiciais, falência e concordata, participação em empresa falida, entre outras consultas onde consta sua credibilidade financeira, e também sua situação de debito.

Tanto um site quanto outro tem como proposito o sigilo e a restrição, nada mais desagradável que ser barrado em uma compra na hora de aprovar credito por  seu nome constar  no SPC ou com restrição por cheques sem fundo, e justamente por isso os sites foram criados, faça suas consultas pela internet é pratico, rápido e não precisa passar por nenhuma situação desagradável.

Mas como nem tudo é tão fácil, os dois sites cobram pela consulta, cada tipo de consulta tem seu valor de acordo com o que se quer consultar, é dividida também em consultas mais simples e consultas completas, a pessoa escolhe a que mais lhe agrada, e ao seu bolso também.

Os sites que oferecem consultas de cheques sem fundos, SPC e protestos são:

http://www.consultanet.com.br ou https://www.spcbrasil.org.br que oferece a opção para lojistas apenas

Os dois links é do mesmo site, nele é possível consultar como consta a sua situação nos órgão de crédito e diversas outras consultas. O custo das consultas varia de uma para outra, de acordo com o que se trata. Agora com toda essa facilidade não passe mais vergonha, consulte seu credito e o regularize.

Consultas gratuitas

Se você quiser fazer uma consulta gratuita, procure a Associação Comercial de sua cidade. Normalmente eles oferecem este serviço para pessoas físicas, onde você poderá ver na hora se há pendências em seu nome. Esta consulta normalmente é gratuita.

Perguntas frequentes:

Realizei a consulta e meu nome consta como sujo. O que devo fazer?

Caso após ter realizado a consulta você tenha concluído que o seu nome consta como negativo, entre em contato com a empresa credora a que você deve e regularize sua dívida.

No caso de não reconhecer a dívida, entre em contato da mesma forma e forneça os recibos que provam que seu pagamento foi realizado.

Quais são os motivos pelo qual meu nome pode estar sujo?

Se você atrasar ou deixar de pagar uma conta, a partir do primeiro dia de atraso no pagamento de uma conta, a empresa credora já pode entrar em contato com uma das bases de dados que administram os cadastros de inadimplência.

Hoje em dia, são três os principais utilizados por instituições financeiras ou empresas para verificar se o consumidor possui dívidas: o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços.

Assim que uma dessas instituições recebe a demanda da empresa da qual o consumidor possui contas em atraso, são obrigadas por lei a avisar ao devedor, que ele possui dez dias corridos para quitar a sua dívida ou negociar um novo valor com a empresa credora.

Passado o prazo de dias corridas, caso o consumidor não tenha regularizado a dívida, elas podem incluir o CPF do devedor à sua base de inadimplentes, desta forma, o nome fica sujo.

Em quanto tempo, após a regularização da dívida, meu nome fica limpo?

Após o pagamento da dívida, o prazo para que o nome do consumidor seja retirado do registro de inadimplentes é de cinco dias. É direito do consumidor exigir da empresa a exclusão do seu nome do cadastro de inadimplentes, caso a dívida tenha sido paga e o nome dele ainda constar na listagem após os cinco dias.

Se mesmo após o contato com a empresa, o nome do consumidor constar na lista, será necessário ingressar em uma ação judicial para que um juiz determine a exclusão imediata do registro. Neste caso, recibos de pagamentos serão necessários para checagem. Vale ressaltar que, neste caso, o consumidor poderá ainda exigir uma indenização por danos morais, por manutenção indevida de cadastro negativo e abalo de crédito. Mas atenção, a indenização só poderá ser pedida, caso este seja o único registro no nome do consumidor.

No caso de dívidas mais antigas, no dia seguinte ao completar cinco anos, o nome do consumidor não poderá mais aparecer como negativado. Caso isto não aconteça, o consumidor pode entrar com uma ação chamada de Habeas Data, que irá corrigir o erro nestes casos e excluir o nome no registro.

Como evitar que meu nome fique sujo novamente?

Fique sempre atento ao vencimento das contas. Lembre-se que um pequeno atraso pode complicar bastante a sua vida. Se mesmo assim, acontecer de atrasar contas, imediatamente faça contato com a empresa credora e negocie o pagamento.

O que acontece com pessoas que já tiveram seu nome no Serasa, SPC ou SCPC por mais de uma vez?

O fato de ter o nome incluído no cadastro de inadimplentes mais de uma vez, faz com que, na praça o consumidor fique conhecido como mau pagador. Em outras palavras, isto irá dificultar na hora de abrir uma conta em banco, conseguir crédito ou mesmo solicitar uma linha telefônica, por exemplo. As empresas passam a enxergar o consumidor como um risco pelo fato de já ter deixado de pagar ou atrasado algumas contas e ter contraído dívidas.



 

Veja também

Comentários

www.consultanacional.com.br Consultas SPC PLUS, LIGCheque e SPC MIX online via internet Consultas // Brasil
quero saber se existe pendencias de cheque marinalva marcelo pereira mendes // rio de janeiro
Estou precisando de ajuda--no ano de 2004 eu fiz pagamento em uma loja com chegues, tive vários problemas e os chegues voltaram e não pude quitar e resgatar os chegues e não tive como negociá-los a pessoa não quis entrar em acordo, agora em 2009 a pessoa entrou em contato comigo e disse que poderia pagar da forma que eu conseguisse e desde abril e maio estou depositando conforme o combinado, mas agora estou com receio pois a pessoa ligou e disse que não e suficiente o que estou conseguindo depositar..Ela está ameaçando me processar pegou até meu endereço. Gostaria de saber o que faço neste caso estou em desespero.Obrigada! cristina de sousa // GOIANIA-GO
eu fui me cadastrar na nota fiscal paulista mas nao deu por que eu tenho que ir no em outro lugar fazer minha senha i agora???? jucineide // sao paulo
quero ver ser meu nome esta no spc eliomar francisco de oliveira // cariacica
quero sa ber si o meu nome no spc Ednaldo Gomes de Melo // Barueri - SP
quero consultar meu nome no spc e naõ consigo me ajude e deu s abençoe anair pereira da silva chaves // guaruja v.de carvalho s.p
//
gostaria de consulta cheque esm fundo zenaldo de souza santos // sao sebastiao
fiz um cadastro no site consulta nacional,paguei o boleto no banco,só que não to conseguindo entrar no site pra consultar,o site esta dando em manutenção,tem um telefone mas so da ocupado os que faço? Vou perder o ddinheiro que depositei vera lucia f b de sousa // rio de janeiro
gostaria de saber se tem algo em meu nome. astogilda hona vilas boas // CURITIBA - PR
eu queria ver o meu boleto bancario solange rodrigues da silva // jandira
por que quando a gente limpa o nome no spc tem lojas que ñ a seita mais agente como cliente? maria ivoneide de souza pinheiro // rio de janeiro
eu tenho um cheque sem fundo que sumiu e eu não acho queria saber se ele caduca apos 05 anos pq eu não o acho patricia funari pacifico // piracicaba-sp
muito este sit.mesmo silvia rose oliveira de deus // manaus
Dei um cheque em 2006 no valor de r$ 60,00, puxei uma microfilmagem no banco e fui ate o banco que era da pessoa que passei o cheque, chegando la a pessoa que constava atras do cheque nao existe. como faço para limpar o meu nome, estou na luta deste de 2008 e ninguem ate hoje me ajudou, por favor como limpo meu nome.o Cheque e a pessoa sumiu erica pinto azevedo // vila velha
dei um cheque no comercio em arraial do cabo pois o comeciante morreu e o meu cheque sumiu isto ja fais 5 anos e atè hoje continuo com meu nome sujo o que devoi fazer Damiao Lincoln de Araujo // Arraial do cabo
gostaria de saber se eu tenho cheque pendente sempagar luiz carlos amaral // belo jardim
NAO ESTOU CONSEGUINDO SABER A ONDE ESTOU COM DIVIDAS POR FAVOR ME MANDE RESPOSTA TEM MAIS DE CINCO ANOS E NEM SEI AONDE DEVO GOSTARIA DE SABER ONDE ESTA SENDO O ERRO SE E MEO OU SE E DO BANCO ESSA SITUAÇAO JA ESTA FICANDO CONSTRANGEDORA ESPERO QUE TENHA PELO MENOS INICIADO UM FIM POR ONDE NEM TEVE COMEÇO cristinea dos santos silva // juazeiro
uma vez precisei fazer uma consulta e entrei neste site megaconsultas.com.br consegui, as consultas sao imediatas. gostei, me ajudou bastante, consegui achar a fonte devedora. la da para fazer varias consultas como cpf, cnpj, cheque, restrições, pendências etc.. sandra // santo andré
De todas as Empresas que utilizamos para analise, esta é a melhor empresa em Consulta Cadastral (nível Nacional, onde através do nº do CPF e UF você tem acesso aos melhores Bancos de Dados de Entidades Oficiais, Instituições Financeiras e Empresas Parceiras do país. Faça um teste. www.servicecheck.com.br Adriano // São Paulo
Quero saber se é legal a cobrança das despesas de custas no ato da apresentação do cheque para protesto? Eder Klauss // Goianesia-GO
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio