EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Consumo de energia do Computador e Geladeira

A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia? Abrir e fechar a geladeira com muita frequência aumenta o consumo? Por quê?

Consumo de energia de computadores desktops, notebooks e geladeira . Veja as respostas por Jorge Eduardo Schorr, técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia, em entrevista concedida ao Blog do Luis.

[QUEBRA]

Geladeira

Blog do Luis: A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia?

Copel: Sim. Por ser um equipamento de uso contínuo, que permanece ligado à tomada 24 horas por dia, a geladeira responde por parcela significativa do consumo de energia elétrica no lar. O tamanho e o tipo da geladeira exercem influência sobre o consumo do aparelho (as maiores consomem mais, assim como as do tipo “frost free”, com degelo automático). Os hábitos de uso dos moradores também.

Blog do Luis: Quais as dicas para economizar energia com a geladeira?

Copel: Para minimizar o consumo e evitar desperdício de energia, convém evitar abrir a geladeira constantemente, observar o estado das borrachas de vedação (se estiverem ressecadas, deformadas ou partidas, elas podem permitir a fuga do ar frio interno), não forrar ou cobrir as prateleiras, não guardar alimentos ainda quentes, não instalar o aparelho em local onde o sol bate diretamente, manter distância entre o fundo do aparelho e a parede para permitir boa ventilação e não pendurar calçados ou outros objetos na parte de trás para secar.

Blog do Luis: Abrir e fechar a geladeira com muita frequência aumenta o consumo? Por quê?

Copel: As geladeiras possuem um motor que é acionado automaticamente para resfriar a temperatura interna. Um termostato realiza esse trabalho, ligando o motor sempre que a temperatura interna ultrapassar um certo limite (que é ajustado pelo usuário). Assim, quando a porta da geladeira é aberta, o ar interno, mais frio e mais pesado que o ar exterior, escapa e a temperatura interna sobe, fazendo com que o termostato acione o motor. Quanto mais tempo ou mais vezes o motor funcionar, maior será o consumo de eletricidade.

Computador

Blog do Luis: Muitos técnicos em informática defendem que é melhor manter o computador ligado do que ficar no processo liga/desliga/liga. Do ponto de vista de economia de energia, manter o computador ligado o dia todo pode pesar na conta?

Copel: Pode, pois o computador, considerando somente a CPU, do ponto de vista de consumo de energia, pode ser comparado a uma lâmpada incandescente de 150 watts ou mais.

Blog do Luis: O computador é formado por várias peças, como o monitor, CPU, estabilizador, roteador da rede, impressora, etc. Qual dessas peças consomem mais energia?

Copel: Dos equipamentos relacionados (monitor LCD, CPU, estabilizador, roteador da rede, impressora), o que possui maior potência é a CPU e, por conseqüência, é a que consome mais.

Blog do Luis: Há alguma diferença no consumo de energia entre computadores desktop e notebooks?

Copel: Do ponto de vista do consumo de energia elétrica, geralmente um desktop consome mais que um notebook.

Clique Aqui para voltar ao índice da entrevista



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio