EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Consumo de Energia em aparelhos 110v x 220v e a perda de energia elétrica

Aparelhos 110V gastam mais ou menos energia que os aparelhos 220V? Porque falamos 110V sendo que na verdade os aparelhos marcam 127V?

Entenda como é o consumo de energia elétrica em aparelhos 110v x 220v e como verificar se há perda de  energia elétrica em sua casa. O texto abaixo é parte da entrevista concedida ao Blog do Luis por Jorge Eduardo Schorr, técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia.

[QUEBRA]

110v ou 220v

Blog do Luis: Aparelhos 110V gastam mais ou menos energia que os aparelhos 220V?

Copel: O consumo de energia elétrica de um aparelho não depende da tensão de fornecimento da rede (110 ou 220 volts), mas sim da sua potência. Um chuveiro elétrico de 5 mil watts de potência consumirá o dobro da eletricidade de outro com potência de 2.500 watts, seja qual for a tensão de fornecimento.

Blog do Luis: Porque falamos 110V sendo que na verdade os aparelhos marcam 127V?

Copel: Na verdade, a tensão comumente chamada de 110 volts compreende uma faixa de variação que vai de 110 até 127 volts. Essa é a tensão máxima admissível. O uso consagrou a terminologia “110 volts”.

Blog do Luis: Em uma residência com dois ou mais chuveiros é recomendável colocá-los em 220V? Se sim, por que?

Copel: Cada residência é um caso a se analisado. A recomendação da Copel é que o consumidor procure um profissional habilitado e de confiança para realizar um estudo do seu domicílio e verificar a sua real necessidade.

Perda de energia

Blog do Luis: Se eu desligar todos os aparelhos e verificar que o relógio ainda está em movimento significa que estou perdendo energia em algum lugar?

Copel: Não basta desligar: a recomendação é que para tal teste, todos os equipamentos elétricos sejam desconectados da tomada. Feito isso, caso o disco do medidor de consumo continue girando, certamente estará havendo fuga de corrente em algum ponto da rede elétrica interna do domicílio.

Blog do Luis: Se isto é verdade, o que devo fazer nesta situação?

Copel: O consumidor deve procurar um eletricista de sua confiança para uma verificação do estado da fiação elétrica interna.

Blog do Luis: Aparelhos mal regulados podem consumir mais energia do que precisam?

Copel: Sim. A geladeira é um caso exemplar: a regulagem é feita pelo usuário de acordo com a temperatura que ele queira manter no seu interior. Quanto mais baixa for a temperatura desejada, mais vezes o termostato acionará o motor e mais eletricidade a geladeira irá consumir. No caso, convém consultar o manual do aparelho e seguir as instruções recomendadas pelo fabricante.  

Clique Aqui para voltar ao índice da entrevista sobre o consumo de energia elétrica.

 

Veja também

Comentários

Boa noite Luis, não sei se você poderá me ajudar. Minha sogra comprou um refrigerador marca GE ( fui contra mas a grana é dela)REFRIGERADOR FROST FREE RGS1951Y marcando 127v. funcionou por 40 dias . Então nada mais acende, chamamos um técnico e ele alega que não funciona porque a tomada só passa 112v e é preciso chamar um técnico da Copel(PR) par arrumar. O engraçado é que tem outra geladeira funcionando na mesma tomada. Sabe me dizer se ele está correto? Então porque dizem que a geladeira é feita para tomada de 110v? Se puder me ajudar eu agradeço. Obrigado Jaqueline Jaqueline Silva // Curitiba
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio