Conta Bancária: conta simplificada, salário e direitos do correntista

Cartão de débito, 2 extratos mensais, 4 saques por mês, 2 transferências de dinheiro no mesmo banco, Consulta pela internet, entre outros. Conheça os direitos dos correntistas.

Uma conta bancária é útil em várias situações, seja para segurança do capital, controle financeiro, conveniência nos negócios, entre outras. No entanto, aqui a preocupação a ser tratada é quanto aos direitos que um correntista possui a partir do momento que realiza a abertura de sua conta, e ainda o que é realmente a conta simplificada, pois para as contas correntes convencionais os bancos cobram tarifas para que o correntista possa manter a conta aberta e outras taxas de uso. Conheça quais são seus diretos como correntista e mantenha-se informado sobre a cobrança das tarifas bancárias, conta simplificada e conta salário.

Direitos do Correntista

Quando você abre uma conta corrente e passa a ser um correntista em uma agência bancária você tem direito a um conjunto de serviços bancários gratuitos. Esses serviços, embora básicos e bastante limitados não podem ser cobrados pelos bancos que operam no país. Os itens que fazem parte do conjunto básico de serviços que o correntista tem direito são:

  • Cartão de débito
  • 2 extratos mensais
  • 4 saques por mês
  • 2 transferências de dinheiro no mesmo banco
  • Compensação de cheques
  • Consulta pela internet
  • Extrato consolidado
  • 10 folhas de cheques por mês

Normalmente, os bancos incluem um pacote de serviços na conta corrente e por isso cobram para manter a conta. Para ter direito aos benefícios acima sem ser cobrado por isso, basta informar na abertura da conta que não deseja nenhum pacote de serviços. Contudo, o banco poderá cobrar pelo excedente, ou seja, quando você usar mais do que o previsto em lei para a gratuidade.

Conta Simplificada

A conta simplificada é um tipo de conta específica para quem não quer pagar tarifas. Alguns bancos oferecem este tipo de conta onde o correntista poderá usar o cartão de débito para fazer pagamentos e outras operações em conta. Para abrir uma conta simplificada, em alguns bancos não é exigido comprovação de renda ou depósito, mas isto vai depender do banco.  Poderá haver cobrança para a abertura da conta. Se você não encontrar nenhum banco em sua cidade com esse tipo de conta procure um correspondente bancário ou uma agência dos Correios.

Conta Salário

A conta salário, a exemplo da conta simplificada também não pode ser cobrado tarifa para a sua manutenção, mas este tipo de conta só poderá ser aberta em um banco conveniado com a empresa onde você trabalha e com a carta de encaminhamento da empresa ao banco fazendo a solicitação da abertura. A conta salário é usada para que a empresa faça o pagamento do salário diretamente via banco, trazendo mais conforto e segurança para seus colaboradores.




 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus