EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Conta de luz mais barata. A tarifa social necessita cadastro

Veja quem tem direito à tarifa social de energia elétrica que permite descontos na conta de luz dependendo do consumo e de alguns fatores sociais como renda e outros critérios.

Se você estava sendo beneficiado pela pela tarifa social, que tornava sua conta de luz mais barata, terá de fazer um cadastro e preencher alguns requisitos para continuar gozando deste direito. Veja abaixo a notícia sobre o cadastramento para a tarifa social:

Antigamente a tarifa social ou redução na conta de luz era aplicada a consumidores com até 80 kilowatts mensais, mas com a regulamentação da Lei no 12.212, de 20 de janeiro de 2010 e pelo Decreto no 7.583, de 13 de outubro de 2011, ficou definido que  desconto passa a valer apenas para consumidores que aderirem ao Cadastro Único.

A faixa de consumo precisa estar de acordo com a tabela abaixo:

tabela de consumo da tarifa social

Famílias indígenas ou quilombolas têm critérios diferenciados e podem ter até 100% de desconto para consumo de até 50 kilowatts.

Exigências

Com a nova lei as famílias precisam atender a pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Renda familiar de até meio salário mínimo e inscrito no Cadastro Único
  • Renda familiar de até três salários mínimos, inscrito no Cadastro Único e que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
  • Quem esteja recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC

Como solicitar a tarifa social

Quem desejar ter o benefício da conta de luz mais barata segundo os critérios da tarifa social deverá procurar a operadora de energia elétrica da sua cidade e levar os seguintes documentos: CPF, RG, Número do documento de identificação social NIS ou número do benefício NB.

Outras dúvidas

Caso tenha alguma dúvida sobre a tarifa social e os benefícios dela, poderá falar diretamente com a Agência Nacional de Energia Elétrica através do número 167.  Também na prefeitura de sua cidade ou na operadora de energia elétrica local.

Com informações da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica



 

Veja também

Comentários

a energia eletrica deveria ser mais baixa,a tarifa de consumo esta muito alta nem todo mundo ppode pagar uma conta tão alta as vezes deixa de comprar alimentos, para pagar as sua contas em dia ,se não acaba ficando sem energia eletrica por falta de pagamento ,por isto eu acho q deveria ser mas barata as contas de luz pois e algum q ninguem pode viver sem... sergio de souza ferreira // são paulo
a coelba é um dos produtos mais caro do Brasil que deveria ser igual a preçode água por que nem todo mu8ndo pode pagar tão caro é paga , muita gente nem tem nenhum salario principalmente que ,eu não pago por que moro com minha familia Manoel ferreira da silva // Salvador bahia
baixar a conta de luz diminuir a tarifa publica melhorar a iluminaçao publica da rua aldeir costa de souza // santana do araçuai , ponto dos volantes MG
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio