EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social, o documento do Trabalhador

A CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social foi instituída no ano de 1932, a Carteira de Trabalho é o documento principal do trabalhador

O objetivo de todo cidadão é se tornar trabalhador na área de seu interesse, porém mais importante do que fazer parte do mercado de trabalho e ter todos os seus diretos como trabalhador, para isso não é preciso apenas que consiga um trabalho, é necessário ainda que o seu empregador registre você como trabalhador da área que estará exercendo, e então ele deverá preencher a sua CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, a qual você dera ter para se tornar um trabalhador dentro das regras legais.

[QUEBRA]

O que é a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social

A CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social foi instituída no ano de 1932, a Carteira de Trabalho é o documento principal do trabalhador, através da CTPS é possível que se faça às anotações necessárias e cabíveis referente aos registros que possui dentro do seu histórico profissional.

Quem pode solicitar a Carteira de Trabalho

Todo o trabalhador poderá solicitar a CTPS, ela será emitida para todos os solicitantes com 14 anos ou mais, porém, se houver uma contratação de trabalhador menor que estiver na faixa etária entre os 14 e 16 anos, será a responsabilidade do empregador se quando necessário, comprovar que o trabalhador menor está em condição de menor aprendiz.

Onde Fazer a CTPS

A solicitação poderá ser feita nos seguintes lugares:

  • Nos Postos de Atendimento ao Trabalhador;
  • Nas unidades do Poupatempo;
  • Nas agências da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Para evitar contratempos, recomenda-se ligar para o telefone do Alô Trabalho (0800-2850101) para se informar sobre o posto mais próximo de sua residência.

É possível retirar sua CTPS  também na Prefeitura Municipal.

Quais os documentos são necessários para solicitar a CTPS

A documentação exigida dependerá de alguns fatores,
-se brasileiro nato – primeira ou segunda via;
-se brasileiro naturalizado – é necessário comprovar a condição de brasileiro naturalizado por intermédio da Portaria de Naturalização e Carteira de Identidade Civil, será emitida a Carteira de Trabalho e Previdência Social, utilizando os mesmos procedimentos da Carteira de Trabalho de brasileiro nato.

Todos os documentos necessários poderão ser consultados em:

http://www.mte.gov.br/ctps/brasileiro_nato.asp

-no caso de estrangeiros a CTPS será emitida em determinados casos que são possíveis conferir neste site:

http://www.mte.gov.br/ctps/estrangeiro.asp

Para que serve a CTPS

É o único documento em que é possível que o trabalhador garanta seus direitos de trabalho, e também para caso não seja beneficiado de seus direitos trabalhista possa então requerê-los. Dentre seus direitos o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Solicite sua CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social e tenha todos os seus direitos como trabalhador legal.



 

Veja também

Comentários

estou afastado da empresa por motivo da saude quero saber se ela vai pagar meus direitos do tempo de carteira quendo eu for demitido estou no auxilio doença manasses jose da silva // recife pe
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio