EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Curso de Cabeleireiro Gratuito, Depilador, Massagista e Maquiador

Conheça os cursos do Pronatec nas áreas de beleza, saúde e bem estar. Cursos de Cabeleireiro, Depilador, Massagista e Maquiador

Atualmente a demanda por profissionais técnicos está crescendo consideravelmente no mercado de trabalho, as empresas, indústrias e órgãos estão depositando muita confiança no ensino dos cursos técnicos e dando mais oportunidade de vagas em seus estabelecimentos, e para contribuir com o preenchimento dessas vagas e dar a possibilidade de mais cidadãos brasileiros de conseguirem não só aumentar seus conhecimentos e qualificações como também abrir uma porta para o mercado de trabalho.

O Pronatec é um programa do Governo Federal que através de várias escolas públicas e privadas, oferece cursos de qualificação profissional gratuito à população. No guia desenvolvido pelo programa está descriminado todos os cursos que serão oferecidos e entre eles estão: Curso de Cabeleireiro, Cabeleireiro Assistente, Curso de Depilador, Curso de Maquiador e Curso de Massagista. Todos gratuitos. 

Curso de Cabeleireiro

O cabeleireiro trabalha com a área de beleza, fazendo higienização, hidratação, escovação, cortes em linhas e ângulos, coloração, descoloração e alisamento dos cabelos, com a ajuda de vários produtos e equipamentos adequados às técnicas de embelezamento, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais, além das exigências de seus clientes procurando sempre atendê-las conforme as possibilidades.

Carga horária  e escolaridade mínima para fazer o curso de cabeleireiro: 400 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Cabeleireiro Assistente

O cabeleireiro assistente também trabalha na área de beleza, auxiliando na realização da higienização, escovação, cortes de linhas simples e métodos de aplicação de hidratação e coloração dos cabelos, em que para atuar de forma correta necessita de alguns produtos e equipamentos adequados às técnicas de embelezamento, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais, sempre com a coordenação de um cabeleireiro.

Carga horária e escolaridade mínima para fazer o curso de cabeleireiro assistente: 400 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Curso de Depilador

O profissional em depilador está na área de beleza, e entre suas funções está a de fazer a remoção dos pelos do corpo, de acordo com as exigências e preferências de seus clientes. Esse trabalho necessita da utilização de diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais, para que não ocorre nenhum tipo de desagrado ou problemas.

Carga horária e escolaridade mínima: 400 horas e Ensino Fundamental Incompleto.

Curso de Maquiador

O profissional em maquiador está totalmente envolvido na área da beleza, em que suas funções é fazer diversas maquiagens para diferentes ocasiões, ocupando-se de técnicas e produtos cosméticos de maquiagem, considerando as tendências da moda e respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais. Procurando sempre atender as diversas exigências e preferências de seu público-alvo.

Carga horária e escolaridade mínima: 400 horas e Ensino Fundamental Incompleto

O maquiador poderá trabalhar em estúdios fotográficos, teatro, salão de maquiagem e outros locais.

Curso de Massagista

O profissional em massagista é capacitado para encontrar, seleciona e aplica manobras massoterapêuticas manuais, procurando sempre atender o bem-estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor do cliente, podendo trabalhar de forma autônoma ou também com a supervisão de profissional técnico ou graduado.

Carga horária e escolaridade mínima: 400 horas e Ensino Fundamental Incompleto

O Massagista poderá trabalhar na área de saúde e esporte. Clubes recreativos, clínicas de massagens, poderá desenvolver atendimento autônomo, entre outros.

Esses cursos citados acima são todos oferecidos pelo PRONATEC e estão relacionados principalmente a estética, a saúde e bem-estar das pessoas, área esta que tem grande espaço em vários lugares do mundo em que a beleza é um dos principais fatores de encantamento para a população tanto feminina como também masculina.

Qual é salário das profissões acima?

Para verificar qual é o salario de um Cabeleireiro, Cabeleireiro Assistente, Depilador, Maquiador e Massagista de saúde basta você acessar o site http://www.salariometro.sp.gov.br/ e fazer uma consulta. O site mostra o salário de inúmeras profissões e atividades profissionais em várias regiões do país.

Onde encontrar esses cursos?

Os cursos acima podem ser encontrados em diversas escolas públicas e privadas do Brasil. Veja aqui a lista de escolas com cursos do Pronatec. Consulte as escolas citadas para certificar da disponibilidade dos cursos acima.

Informações de: http://pronatecportal.mec.gov.br/guia_cursos.html



 

Veja também

Comentários

como eu consigo um curso de cabeleleiro gratis tenho muito interece de fazer o curso mas nao tenho como paga o valor e muito alto fenanda // duque de caxias
Quero saber sobre curso de maquiagem pelo Pronatec em Canoas, ou cidades vizinhas. Quando e onde será o próximo, e como faço para me inscrever? Maria da Gloria Matos Marcello // Canoas
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio