EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Curso de Project. O que é o MS Project e o gerenciamento de projetos

O que é o Microsoft Project e como é o curso desta ferramenta. Análise do curso de capacitação em Project que fiz na Instituição Senac

O Project é o programa mais conhecido e usado nas empresas para o gerenciamento de projetos. Segundo professores da Unip – Universidade Paulista, ele representa algo em torno de 84% de participação no mercado.

Fiz o curso de capacitação de Project 2007 teve como proposta dar uma visão geral do conceito de PMI que é a metodologia mais usada para controle e gerenciamento de projetos. Nesta metodologia vimos a importância do planejamento e definição do escopo do projeto antes de aplicar o uso da ferramenta, neste caso o Project.

Pontos fortes

Na ferramenta em si vimos que o principal recurso é o gráfico de gent, onde são criadas e gerenciadas as tarefas que serão analisadas pela ferramenta. Este gráfico permite uma visualização muito ampla de todas as tarefas, quando elas irão acontecer e muitos outros recursos.

Outros recursos importantes do Project são: gráficos de recursos, relatórios, diagrama de rede, uso da tarefa, gantt de controle e calendário. Todos esses recursos se bem administrados e alimentados com as informações corretas, proporciona um cenário bastante interessante e com resultados muito satisfatórios.

Críticas

A parte crítica do Project é a sua configuração, isto é, para cada projeto é necessário definir todas as configurações como: calendários, data do início do projeto, dias úteis, feriados e outros itens que impactará diretamente no resultado final do projeto.

Creio que o grande aprendizado foi perceber a importância do planejamento e a devida organização necessário para a gestão de projetos. Ressaltando que a ferramenta pode ajudar, mas se mal configurada poderá não trazer os resultados esperados.

Conclusão

É notório que a ferramenta MS Project não faz nada sozinha, nem resolve problemas que são de competência administrativa. O que a ferramenta faz é prover recursos que serão usadas como apoio ao gerenciamento de projetos, com isso, é necessário que além de conhecer bem o Project haja disposição, tempo e dedicação para criar o projeto e alimentar constantemente as informações necessárias para o seu correto funcionamento.

Entre as pessoas que participaram do curso notei certo desapontamento, pois aparentemente eles esperavam que o programa fizesse muita coisa que na verdade são responsabilidades de quem opera e não do software em si.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio