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Curso de Redes Sociais e Cloud Computing, Computação nas Nuvens

Veja a análise crítica dos cursos de Redes Sociais e Cloud Computing, Computação nas Nuvens que fiz na instituição Next Generation Center da Intel.

O curso de Cloud Computing da NextG mostrou um conceito novo no mercado de tecnologia da informação, o cloud computing ou computação nas nuvens.

Após uma introdução sobre o conceito, foram apresentados vários módulos que trataram de forma específica como a computação na nuvem vem sendo adotada nas empresas e a evolução do conceito, seus benefícios e os impactos nas áreas de Tecnologia da Informação das empresas.

Outro tema tratado foi o desafio para os fornecedores neste novo cenário, as soluções no mercado, os investimentos e pesquisa e por fim as tendências e previsões relacionadas ao avanço do conceito nas empresas.

Cloud Computing é um conceito onde as empresas passam a usar a web como meio de acesso a produtos de tecnologia, agora vistos como serviços de tecnologia. Esta mudança poderá envolver hardware, software e gerenciamento de informações.

Pelo que ficou subentendido, o conceito traz enormes ganhos para as empresas, já que não precisarão investir em tecnologia própria e sim usar tecnologias distribuídas e com a vantagem de pagar pelo volume de uso.

Por outro lado há vantagens para fornecedores de serviços que poderão usar a capacidade máxima de seus servidores, evitando a ociosidade dos mesmos e consequentemente garantindo melhores faturamentos.

Entre as empresas que mais tem se destacado neste novo mercado estão o Google, Microsoft, IBM, SalesForce, Adobe, entre outras. O destaque é para o pacote de aplicativos Google Docs que reúne planilha, editor de textos, apresentação, email e outros recursos. Tudo isso acessado via web, sem a necessidade de instalação de software ou a aquisição de licença dos mesmos.

Curso: Redes Sociais

O curso Redes Sociais tratou do assunto do momento, mas buscou suas raízes num passado não muito distante e apresentou a evolução das mídias sociais iniciando pelas intranets, extranets e portais corporativos.

Intranet: o termo Intranet se refere a uma rede de computadores com características e aplicações semelhantes às da internet, restrita, porém, aos profissionais de determinada empresa.

Extranet: Extranet é uma extensão do conceito de Intranet, com o diferencial de que as informações não estão restritas ao ambiente corporativo das empresas e podem ser acessadas de qualquer local, através da internet, por usuários autorizados.

Portais corporativos: Os portais de colaboração, por sua vez, são páginas hospedadas na web que reúnem grupos muitas vezes formados por profissionais de uma ou mais empresas.

Depois o curso focou a web 2.0 como figuras principais a Wikipédia, Youtube, Facebook, Orkut e Twitter. Aplicações de ferramentas interativas nas empresas também foram destacadas, dentre elas foram citadas: Família Lotus Notes da IBM, Lotus Connections e Lotus Sametime, a plataforma SAP NetWeaver, da SAP, entre outros.

Colaboração, interação e melhorias.

Por fim o curso mostrou o novo posicionamento do consumidor, onde ele é o protagonista da revolução online, ele produz seu próprio conteúdo e adquire poderes sem precedentes para exigir um atendimento impecável das empresas com que se relaciona. O crescimento da participação e da colaboração dos usuários na produção da informação é um dos aspectos positivos proporcionados pelas redes sociais e suas ferramentas de interação em direção à gestão do conhecimento.



 

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