EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Curso técnico de edificações ou segurança do trabalho?

Qual curso técnico é mais interessante para se fazer: de edificações ou segurança do trabalho? Qual deles é melhor em termos de mercado de trabalho, remuneração e outros?

Fazer um curso técnico para buscar alcançar uma vaga no mercado de trabelho é uma alternativa que muitos tem feito, mas quando o assunto é escolher qual curso técnico fazer é comum surgirem dúvidas sobre qual é a melhor opção. Neste artigo falarei de duas opções: o técnico de edificações, também conhecido como técnico em obras civis e o técnico em segurança do trabalho.

Curso técnico de edificações

É destinado a pessoas que desejam trabalhar com a construção civil e neste curso o aluno irá aprender a trabalhar com o desenho técnico, arquitetônico e topográfico, materiais de construção, topografia, legislação e normas do setor da construção civil, resistência dos materiais, planejamento e controle da construção, entre outros assuntos.

Curso técnico em segurança no trabalho

Já o curso técnico em segurança no trabalho é destinado a pessoas que desejam trabalhar em qualquer tipo de empresa, mas sempre focado na questão da segurança dos trabalhadores, orientando, fiscalizando, planejando e buscando alternativas para garantir a segurança das pessoas no ambiente de trabalho.

Média salarial

Outra questão importante é a remuneração que cada uma das profissões oferece. Neste é difícil afirmar qual é melhor, pois cada empresa poderá dar pesos diferentes e portanto o salário poderá variar de empresa para empresa ou de região para região.

Mas uma boa referência são os dados do site Salariometro do governo do estado de São Paulo que calcula o salário médio dos admitidos nos últimos seis meses no mercado de trabalho formal, com carteira assinada. Segundo os dados deste site na data deste artigo (17 de setembro de 2014), o salário médio para esses dois técnicos era:

  • Técnico em edificações R$ 2.371,00
  • Técnico em segurança no Trabalho: R$ 1.988,00

Mercado de trabalho

O técnico em segurança no trabalho tem uma característica diferenciada que é a possibilidade de você trabalhar em empresas de todos os tipos e pode ser que por esse motivo exista um mercado maior. Contudo é importante considerar que a construção civil está em alta no país graças ao enorme déficit de moradias ainda existente. Portanto, creio que ambos os cursos ofereçam um mercado sólido, ficando ai a cargo do aluno fazer o curso da melhor maneira possível para tentar uma vaga no concorrido mercado de trabalho.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio