EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Curso técnico em Informática e para Internet: Senac, Senai, IF e outros

Qual a diferença entre Curso técnico em Informática e técnico em informática para a internet? Qual a melhor opção? Confira as opções no Senai, Senac e Instituto Federal.

Um curso técnico é uma boa alternativa para quem deseja obter conhecimento para o mercado de trabalho. Esse curso é formatado visando a prática do dia a dia e por isso é mais focado. Dentre os cursos técnicos, o técnico em informática é sem dúvida um dos mais procurados. Agora, temos outra opção similar: o curso técnico em informática para a internet. Mas qual a diferença entre eles? Os dois cursos são concorrentes ou complementares?

Curso técnico em Informática

É um curso com carga horária de 1000 horas (recomendação do MEC), que foca o desenvolvimento de sistemas, manutenção de hardware e software e em alguns casos o desenvolvimento básico para a internet.

Os principais assuntos que poderão ser tratados neste curso são:

  • Lógica e linguagens de programação.
  • Sistemas de informação.
  • Sistemas operacionais.
  • Hardware, como impressoras, micros, roteadores, etc.
  • Interpretação de especificações de sistemas computacionais.
  • Banco de dados.
  • Gerenciamento de redes cabeadas ou redes sem fio.

Curso técnico em informática para a internet

Desenvolvimento de websites e aplicativos mobile

Já o curso técnico em informática para a internet tem como objetivo o desenvolvimento de sites e aplicações para a internet. É um curso também de 1000 horas e segundo o MEC os principais temas que podem ser abordados são:

  • Lógica e linguagens de programação para a internet.
  • Interface homem–máquina. Design e acessibilidade na internet.
  • Protocolos de comunicação.
  • Linguagens de programação para internet, como HTML, Javascript, PHP, ASP.NET e outros.
  • Banco de dados.
  • Marketing na internet, Ferramentas de desenho gráfico, como Photoshop, Ilustrator, entre outros.
  • Produção de conteúdo e gestão de projetos na internet.
  • Frameworks para desenvolvimento mobile.

Diferenciais deste curso

Sou docente em cursos de nível técnico e conheço bem os dois programas acima. Eu acredito que o grande atrativo deste curso para a internet seja o fato de ele ser muito aplicado a realidade de cada localidade e ter um aspecto totalmente prático.

Desde as primeiras aulas, o aluno geralmente já começa a desenvolver e tem acesso às principais tecnologias de desenvolvimento web.

É de se esperar que um bom aluno consiga desenvolver mais de um projeto ao longo do curso e ter uma boa preparação para o mercado de trabalho. Mas isto apenas aos bons alunos e abaixo a minha definição de bom aluno.

Definição de bom aluno:

  • Não falta e não atrasa;
  • Não fica perdendo tempo com o celular e o Facebook durante as aulas;
  • Desenvolve paralelamente um projeto aplicando os conhecimentos em sala de aula em um projeto particular e independente;
  • Tem autonomia para buscar a solução dos problemas encontrados e não fica chamando o professor toda vez que gera um erro no código;
  • Sabe ler e interpretar um tutorial, seja ele na internet, livro ou outro;
  • Entende que o aprendizado é construído pelo aluno e não transferido pelo professor, embora o professor seja o guia neste processo;
  • Entre outros.

Onde encontrar

O curso Técnico em Informática e o Técnico em Informática para Internet pode ser encontrado no:

Senac SP (www.sp.senac.br)

O Senac SP está presente nas cidades de: Osasco, Presidente Prudente, Piracicaba, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Santos e em outras cidades do estado de São Paulo.

Já o curso Técnico em Informática para Internet pode ser encontrado também nas seguintes instituições:

Senac SC (www.sc.senac.br)

O Senac SC está presente nas cidades de: Criciúma, Balneário Camboriú, Concórdia, Joinville, Rio do Sul, São Bento do Sul, Porto União e em outras cidades do estado de Santa Catarina.

Senai SC (www.sc.senai.br)

O Senai SC está presente nas cidades de: Itajaí, Timbó, Joinville, Taió, São João Batista, Brusque, Curitibanos e em outras cidades do estado de Santa Catarina.

Instituto Federal - Sul Riograndense (http://www.ifsul.edu.br)

O Instituto Federal - Sul Riograndense está presente nas cidades de: Gravataí, Charqueadas, Sapiranga, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas - Visconde da Graça, Camaquã e em outras cidades do estado de Rio Grande do Sul.

Instituto Federal no Paraná (www.ifpr.edu.br)

O Instituto Federal no Paraná está presente nas cidades de: Curitiba, Umuarama, Irati, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Cascavel, Londrina e em outras cidades do estado de Paraná.

Instituto Federal em São Paulo (www.ifsp.edu.br)

O Instituto Federal em São Paulo está presente nas cidades de: Barretos, Sertãozinho, São João da Boa Vista, Jacareí - Campus Avançado, Hortolândia, Guarulhos, Capivari - Campus Avançado e em outras cidades do estado de São Paulo.

Instituto Federal no Rio de Janeiro (www.ifrj.edu.br)

O Instituto Federal no Rio de Janeiro está presente nas cidades de: São Gonçalo, Paracambi, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Mesquita, Arraial do Cabo, Realengo e em outras cidades do estado de Rio de Janeiro.

Consulte os sites das escolas acima para confirmar as localidades que estão oferecendo o curso, gratuidade, entre outras informações.

Qual a diferença entre Técnico em Informática ou técnico em informática para a internet?

Fazer um ou o outro é uma decisão de cada pessoa. Você precisa se perguntar onde você pretenderia trabalhar. Se você quer trabalhar com manutenção de computadores e/ou desenvolvimento de sistemas, o curso técnico em informática será a melhor escolha. Se pretende trabalhar com alguma área relacionada ao desenvolvimento de sites e aplicações para a internet, então o técnico em informática para a internet será melhor.

Em resumo:

  • Técnico em informática: Ideal para quem não decidiu o que quer fazer dentro da tecnologia da informação e quer ter uma visão geral para então seguir seu caminho.
  • Técnico em informática para internet: Ideal para quem já sabe o que quer e escolheu o desenvolvimento web/mobile como o caminho.


Técnico em informática a distância

Gostaria de saber de como se inscrever nos cursos Técnicos em informatica e informatica on line gratuitosGeziel Iensue // londrina, Pr.
O instituto Federal de São Paulo oferece o curso técnico de informática para a internet na modalidade a distância. Pelo que notei em minhas buscas nos sites das escolas técnicas, este foi o curso gratuito e a distância que encontrei. Entre no [http://ead.ifsp.edu.br/tecnico-em-informatica-para-internet site EAD do Instituto Federal de SP] e confirma as informações a respeito. luis.blog.br


Inscrição para o curso

GOSTARIA D SABER COMO EU M ESCREVO NO CURSO TEC.EM INFORMATICA?JEAN // CAMAÇARI-BA


Reconhecidos pelo MEC?

Esses cursos são reconhecidos e autorizados pelo mec?Fabio Oliveira // Fortaleza
Sim, os cursos técnicos precisam autorização e reconhecimento do MEC. Ao fazer sua matrícula, verifique isso na escola que deseja estudar. luis.blog.br


Inscrição para o curso

Preciso saber como se faz a inscrição para o curso de técnico em informática.Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa. // Balsas/MA
Entre no site da escola em que deseja estudar, ver os links no texto acima e siga as instruções de matrícula. luis.blog.br


 

Veja também

Comentários

Tem como fazer os cursos Técnicos em Informática e Informática para a Internet aquí em Londrina,pr. on line Geziel Iensue // londrina, Pr.
gostaria de saber como me inscrever para os cursos de informática josé // cachoeira do sul
Gostaria de estar realizando o curso de tecnico de informatica. Marcos Antonio dos Santos // Mogi das Cruzes
Gostaria de estar realizando o curso de tecnico de informatica como q eu faço. idevander // Itapemirim-ES
Gostaria de me inscrever num curso de Word para aprender usar as ferramentas e que ensina como fazer TCC. Grata p uma resposta. Jamilde // Itapema Meia Praia SC
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio