EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Cursos de intercâmbio no exterior. Quanto custa e onde encontrar

Dicas para estudantes que buscam opções de cursos de intercâmbio no exterior. Veja aqui onde encontrar informações sobre intercâmbio, custo, entre outros.

Cursos de intercambio são uma das modalidades mais freqüentes entre estudantes de diferentes países. Aqui o interesse vai além do estudo, tendo de parte dos interessados uma forte atração pela cultura, costumes, tradições e se envolver na sociedade a qual se visita. Dependendo do destino, o candidato vai ter que superar alguns obstáculos. O mais comum deles será o custo de viajar, do curso e do sustento enquanto reside no pais estrangeiro. As opções mais procuradas são os Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e França, mas destinos como Japão, Singapura, Nova Zelândia, entre outros também são atrativos para cada vez mais estudantes.

Nesse post vou responder algumas questões simples com informações varias sobre quanto pode custar um curso de intercambio no exterior, e onde encontrar os cursos da sua área de conhecimento.

Onde encontrar

O primeiro que vale destacar são embaixadas e consulados. Sempre são úteis e deverá considerá-los como um dos meios mais confiáveis.

Na internet existem sites com informações completas sobre cursos em cada destino. O Hotcourses (http://www.hotcourses.com.br), WorldStudy (http://www.worldstudy.com.br), CI (http://www.ci.com.br), BEX Intercambio (http://www.bexintercambio.com.br/), CIA do Intercambio (http://ciadointercambio.com.br/) entre outros podem facilitar sua pesquisa a modo geral. Eles abrangem todos os destinos populares. Se você deseja entrar no detalhe de algum destino específico, para Estados Unidos pode visitar o site Petersons (http://www.petersons.com/), para Reino Unido o site do Conselho Britânico (http://www.educationuk.org/) e para Austrália pode visitar o site Latino Austrália (http://www.latinoaustralia.com.br/ciencia-sem-fronteiras/)

Quanto custa

Fazer um curso de intercambio requer planejamento. Destinos como Estados Unidos e Inglaterra podem resultar mais custosos que a Canadá por exemplo, principalmente pelo preço das escolas.

O tipo de curso também vai variar o custo. Para dar uma ideia, um curso de 24 semanas no Canadá pode custar entre $4 e $6 mil dólares canadenses.

Também deve se tomar em conta o custo de moradia. Nos intercâmbios é comum o homestay, ou seja, ficar numa casa de família ou alugar um quarto. As vezes pode resultar mais econômico alugar um apartamento com colegas da escola. Para continuar com a referência do Canadá, que pode se tomar como um ponto médio, o custo do homestay durante 24 semanas pode custar entre $4.500 e $6.500 dólares canadenses.

Para comparar o preço de moradia, um site interessante para conseguir apartamento em todos os destinos pode ser o Airbnb (https://pt.airbnb.com/), onde os preços podem estar por acima da média e vão servir como referência. Sempre é bom tomar custos um pouco mais elevados para evitar surpresas.

Finalmente terá o custo de sustento. Na maioria dos casos para obter o visto deverá demonstrar sua capacidade de sustento durante determinado tempo ou a totalidade do curso. Estudantes igualmente podem trabalhar a tempo parcial.

Fontes: http://oitoronto.com.br/21637/intercambio-no-canada-preco/



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio