EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Cursos do Pronatec de Pizzaiolo, padeiro e Confeiteiro

Conheça os cursos de Pizzaiolo, padeiro, Confeiteiro, Salgadeiro e Masseiro do Pronatec. Faça um curso na área de alimentação. Veja as informações aqui.

Conheça os cursos do Pronatec que é um programa do Governo Federal para estimular a formação técnica de trabalhadores ou pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Os cursos do Pronatec podem ser encontrados em escolas técnicas do governo federal, no Sistema S como o Senac, Senai, entre outras.

Veremos aqui algumas informações sobre os cursos de Pizzaiolo, padeiro, Confeiteiro, Salgadeiro e Masseiro. Todos constam no Catálogo de Cursos do Pronatec. (link para todos os cursos no final da página)

Pizzaiolo

O em pizzaiolo realiza diversas funções, tais como de elaboração, preparo, montagem e apresentação das pizzas, bem como dos molhos, das coberturas e  dos recheios, ainda é de responsabilidade do pizzaiolo organizar e controlar a aquisição, armazenagem e acondicionamento dos insumos, produtos que são utilizados.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Padeiro

O padeiro é responsável por uma infinidade de atividades em prol do abastecimento da padaria, entre as suas funções estão a de elaborar e criar produtos de panificação, preparar as massas, coberturas, recheios e os demais e variados pratos alimentícios para a padaria, sempre realizando suas funções segundo o que estabelece as normas e procedimentos de qualidade, segurança, higiene e saúde para o trabalho.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 300 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Padeiro e confeiteiro

O profissional habilitado como padeiro e confeiteiro fica responsável pela preparação, confecção e também pelo acondicionamento dos produtos básicos e necessários para a padaria e confeitaria, sempre utilizando de criatividade e inovação e, cumprindo com as normas estabelecidas para a higienização e manipulação de alimentos, bem como qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 200 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Salgadeiro

Se qualificar em salgadeiro, o profissional se responsabiliza pelo preparo, confecção e também e uma das mais importantes atividades pelo acondicionamento de todos os inúmeros e diversos tipos de salgados que foram feitos, seja os mais tradicionais ou os mais finos e requintados, em que durante toda e qualquer atividade a ser realizada o profissional deve estar atento ao cumprimento das normas e procedimentos técnico de higiene e manipulação dos alimentos, bem com de qualidade, saúde, segurança e também preservação ambiental.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Masseiro

Ao se profissionalizar como técnico em masseiro o profissional se abriga de algumas atividades fundamentais para a preparação de diversos alimentos, entre suas atribuições o masseiro se encarrega pela produção de massas, pão, macarrão e os variados tipos de massas similares a estas, em que serão realizadas sempre seguindo as tendências das empresas em relação a matérias-primas, materiais e equipamentos de trabalho, o profissional técnico em masseiro deve atuar em cumprimento com as normas de qualidade, segurança e prevenção de acidentes, bem como higiene, saúde e preservação ambiental, assim estabelecidos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Para se informar destes e dos demais cursos oferecidos pelo PRONATEC basta acessar o guia em: http://pronatec.mec.gov.br/

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio