EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Cursos gratuitos de Auxiliar administrativo, de pessoal, financeiro, etc

Conheça os cursos de Auxiliar administrativo, Auxiliar de pessoal, Auxiliar financeiro, Auxiliar de crédito e cobrança, Auxiliar de operações em logística, Auxiliar de Tesouraria e outros.

O guia de cursos oferecidos pelo PRONATEC – Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego foi desenvolvido para facilitar aos interessados  no conhecimento de quais os cursos disponibilizados e já realizando um processo de aproximação do cidadão com a área em que pretende se habilitar, bem como as demais áreas existentes no mercado de trabalho, que vem se mostrando cada vez mais exigente e competitivo e, ao mesmo tempo necessitado de profissionais  técnicos qualificados.

Relação de cursos do Pronatec

Conheça alguns dos cursos que o PRONATEC vem oferecendo, sendo:

Auxiliar administrativo

O profissional com formação técnica em auxiliar administrativo normalmente irá atuar nos processos de administração de empresas, instituições e organizações, em que suas principais funções se direcionarão para a realização de auxiliamento nas áreas administrativas, sendo elas recursos humanos – RH, finanças, produção, logística e vendas, sempre em cumprimento com os procedimentos operacionais e a legislação abrigada na empresa.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Incompleto

Auxiliar de pessoal

Ao se formar em auxiliar de pessoal o profissional se ocupará de atividades administrativas de pessoal, em que as suas responsabilidades serão entre outras as de admissão de empregados, controle de jornada de trabalho, pagamento de encargos sociais, bem como 13º salário, férias e rescisão de trabalho. Ainda está entre as funções de um auxiliar de pessoal preparar, organizar, solicitar e emitir documentos e processos sempre cumprindo com a legislação trabalhista, também realiza o calculo da folha de pagamento, horas trabalhadas, horas extras, faltas e atrasos, organiza os cadastros dos empregados, faz cálculos diversos e prepara o recolhimento de encargos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Incompleto

Auxiliar financeiro

Se habilitar em auxiliar financeiro se colocará responsável por planejar e controlar as finanças de empresas, instituições e/ou órgãos, bem com realizar avaliações de investimentos e gastos por meio de processos contábeis, decidir estratégias em indicadores financeiros, utilizar de ferramentas de gerenciamento de riscos e analises de créditos; abrigar-se de recursos financeiros, por exemplo, investimentos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Completo

Auxiliar de crédito e cobrança

Ao se formar para auxiliar de crédito de cobrança o profissional se responsabiliza pelos processos administrativos e financeiros da organização, além ainda de realizar e organizar operações financeiras de crédito e cobrança cumprindo os regulamentos contidos na legislação em vigor sem deixar de lado as necessidades dos setores internos e externos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Incompleto

Auxiliar de faturamento

Ao se habilitar em auxiliar de faturamento o profissional se responsabiliza por exercer algumas atividades, como as relacionadas aos processos administrativos e financeiros que estão direcionados a empresa, também a de realizar e organizar operações e processos financeiros, de tesouraria, em cumprimento com critérios de legislação, bem como preocupar em atender as necessidades de todos os setores internos e externos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Incompleto

Auxiliar de operações em logística

O profissional em auxiliar de operações em logística se abriga por atividades de organização e operação de processos em logísticos, bem como de atender os suprimentos, produção e distribuição física de bens e serviços seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Auxiliar de Recursos Humanos

O profissional em auxiliar de recursos humanos fica responsável por organizar a rotina de processos administrativos do setor de RH – Recursos Humanos, além de realizar atividades que auxilia a planejamento, execução, avaliação e organização de processos de recrutamento e seleção, bem como de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, ainda relacionados a salários e benefícios.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima : 160 horas e Ensino Médio Incompleto

Auxiliar de Serviços em Comércio Exterior

As funções de um profissional habilitado em auxiliar de serviços em comércio exterior se direciona na realização e organização de serviços de comércio exterior, atendimento de fornecedores e clientes, passar informações sobre produtos e serviços de importação e exportação, lida com documentação diversa, realiza relatórios e planilhas, também serviços gerais de comércio internacional de importação e exportação de produtos e serviços.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Completo

Auxiliar de Tesouraria

Realiza atividades diretamente ligadas a emissão de notas fiscais, também o selecionamento de fiscal e contábil, auxilia no preenchimento das guias de recolhimento de impostos e organiza arquivos em cumprimento com a legislação, incluindo registros de movimentação fiscal e atendimento Físico.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Médio Incompleto

Confira esses e os demais cursos do PRONATEC no guia: http://portal.mec.gov.br/pronatec

Perguntas frequentes:

Qualquer pessoa pode se candidatar a um dos cursos gratuitos do Pronatec?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Governo Federal que oferece cursos voltados para estudantes de baixa renda. Sendo assim, o programa tem como objetivo ampliar as oportunidades oferecidas àqueles que não conseguem arcar financeiramente por um curso técnico ou profissionalizante.

Os cursos do Pronatec podem ser oferecidos em uma série de instituições de ensino pelo país. Desta forma, os pré-requisitos para concorrer a cada um dos cursos deve ser checada diretamente com a instituição que oferece a modalidade, uma vez que não há um sistema unificado de inscrições.

Em linhas gerais, podem concorrer a um curso do Pronatec, prioritariamente alunos da rede pública estadual, pessoas que recebem auxílio de programas do Governo como o Bolsa Família e ainda estudantes de instituições privadas que possuam bolsa integral.

Quais são os pré-requisitos para aqueles que desejam concorrer a uma vaga?

O primeiro ponto a ser conhecido pelos estudantes que desejam se candidatar a uma vaga nos cursos oferecidos pelo Pronatec é que os cursos são voltados para estudantes de baixa renda, sendo necessário comprovar o fato.

Quanto aos pré-requisitos específicos para cada curso, irão variar de acordo com a modalidade escolhida, bem como de acordo com a instituição de ensino que oferece o curso. Sendo assim, é preciso escolher o curso e a instituição e checar quais são os requisitos necessários para concorrer.

Como os candidatos interessados em concorrer a uma vaga podem se inscrever?

Não há um sistema unificado de inscrição para os cursos do Pronatec. Uma vez que os cursos são oferecidos em diferentes instituições de ensino pelo país, cada instituição define seu modo e período de inscrição de acordo com a disponibilidade.

Há alguma taxa a ser paga no ato da inscrição para os cursos?

Não. Independente da instituição de ensino que ofereça o curso, os candidatos não pagam por uma taxa de inscrição.

Os cursos são inteiramente gratuitos ou os candidatos precisam pagar pelo material didático?

Uma vez que os cursos são voltados para a população de baixa renda, os cursos são inteiramente gratuitos. O material didático deve ser disponibilizado aos estudantes pela instituição de ensino de forma gratuita. Os alunos também poderão ter acesso às bibliotecas das instituições para consultar qualquer conteúdo que seja necessário para o seu bom desenvolvimento ao longo das aulas ministradas no curso escolhido por ele.

Os cursos disponibilizam algum tipo de certificado após sua conclusão?

Sim, assim como todos os cursos, os cursos do Pronatec disponibilizam um certificado aos seus alunos após a sua conclusão. Para receber um certificado ou diploma, é necessário que o aluno mantenha um bom desempenho e boas notas ao longo de todo o curso. Vale lembrar que os certificados são de inteira responsabilidade das instituições de ensino que ministram as aulas dos cursos.

Para qual tipo de público o curso é voltado?

Os cursos do Pronatec estão divididos entre cursos técnicos e de ensino profissionalizante. Cada segmento é dirigido para um tipo de público. Confira abaixo:

Cursos Técnicos:

  • voltado para estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas;
  • destinado aos egressos do Ensino Fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), com idade igual ou superior a 18 anos ou
  • estudantes que concluíram o Ensino Médio.

Cursos de Qualificação Profissional:

  • direcionados a estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas, com idade mínima de 16 anos, inclusive alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
  • estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
  • beneficiários do Programa Bolsa Família e seus dependentes, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda; que estejam cadastrados no CadÚnico ou em processo de cadastramento;
  • pessoas desempregadas que deram entrada ou estão recebendo pela segunda vez, em dez anos, o seguro-desemprego;
  • trabalhadores, inclusive agricultores, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;
  • pessoas com deficiências;
  • reservistas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) ou Atiradores de Tiro de Guerra;
  • povos indígenas e comunidades quilombolas.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio