EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Cursos Gratuitos de Eletricista, Encanador e instalador

Eletricista de Linhas elétricas de alta e baixa tensão, Rede de distribuição de energia elétrica, Instalador Hidráulico Residencial, Sistemas Eletrônicos e de Segurança, Tubulações industriais, etc

O PRONATEC – Programa Nacional de Ensino técnico e Emprego foi desenvolvido pelo governo afim de proporcionar o acesso ao ensino técnico para a população, são diversos os cursos que compõe a lista do programa, por isso foi desenvolvido um guia em que se encontram todos os cursos e suas descrições. Conheça alguns dos vários cursos que vem sendo oferecidos.

Eletricista de Linhas elétricas de alta e baixa tensão

Se habilitar nesta área o profissional se responsabiliza pela execução de serviços de redes de distribuição de energia elétrica, seja alta ou baixa tensão, sempre em conformidade com os planejamentos e projetos, bem como as normas e procedimentos de qualidade, segurança que são estabelecidos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 300 horas e  Ensino Fundamental Incompleto

Eletricista de Manutenção Ferroviária

Se qualificar nesta área estará responsável pelo desenvolvimento de ações e atividades de manutenção que são fundamentais para o desempenho correto dos sistemas eletroeletrônicos que são empregados em transporte sobre trilhos, em conformidade com as normas que são estabelecidas para um bom resultado na execução das atividades profissionais.

Carga horária Mínima e :Escolaridade Mínima 400 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Eletricista de Rede de distribuição de energia elétrica

Ao ser tornar um profissional técnico desta área está abrigado de prestar serviços de construção, operação e manutenção das redes de distribuição de energia elétrica, sendo média e baixa tensão, além ainda da montagem e instalação de iluminação pública e serviços comerciais.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 200 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Nesta área o profissional atua nas instalações e manutenção da eletricidade de prédios de baixa tensão, em conformidade com as normas técnicas de segurança, qualidade, saúde e higiene que são estabelecidas.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 300 horas e Ensino Fundamental Completo

Encanador Instalador Predial

O profissional desta área exerce a manutenção em instalações hidrossanitárias, sempre em conformidade com as normas e procedimentos técnicos estabelecidos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 240 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Instalador de Aquecedores residenciais a gás

Este profissional tem por função realizar serviços de ligação, instalação e conversão de aquecedores residenciais em que são utilizados gás combustível, realizando suas funções sempre conforme as normas e procedimentos técnicos exigidos.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Completo

Instalador de Sistemas Eletrônicos e de Segurança

Este profissional se responsabiliza pela instalação e manutenção preventiva e corretiva de sistemas de segurança, como por exemplo, sistemas de alarmes, sistemas de circuitos fechados de TV, sistemas de interfones, entre outros relacionados.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Instalador de Tubulações industriais

O profissional se abriga da instalação de tubulações industriais, faz testes operacionais de pressão de fluídos e manutenção em equipamentos e acessórios.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Instalador Hidráulico Residencial

O profissional qualificado nesta área realiza instalações e reparos de redes, cabos e equipamentos de comutação e de telefonia com a orientação de um técnico.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 200 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Instalador Predial de Tubulações de gás combustível

Este profissional realiza projetos de instalação de tubulações, ainda determina os traçados e dimensiona as tubulações, realiza especificações, qualificação e inspecionamento de matérias, também prepara o ambiente para a instalação, faz a pré-montagem e realiza a instalação das tubulações.

Carga horária Mínima e Escolaridade Mínima: 160 horas e Ensino Fundamental Incompleto

Confira estes e os demais cursos do PRONATEC em: http://pronatecportal.mec.gov.br/guia_cursos.html



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio