EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Desenvolvedor Web. O que faz e o que é necessário para ser um web developer

O que faz um Desenvolvedor Web? Quais suas competências e tecnologias que terá de dominar para um bom exercício desta profissão? Veja as respostas aqui.

Desenvolvedor web ou web developer é o nome mais comum para designar o profissional responsável pela criação de sites e aplicações baseadas em internet. O termo as vezes se funde ou confunde com web designer,  web master ou simplesmente programador. Mas há diferenças entre eles e essas diferenças foram explicadas no post Novas profissões e os novos profissionais de internet.

[QUEBRA]

O que faz um desenvolvedor web?

O trabalho de desenvolvimento web consiste em planejar, construir, testar e dar manutenção em sites e aplicações de internet. Sites institucionais, blogs, lojas virtuais, sistemas web e diversos tipos de aplicações que rodam em plataforma web. Faz parte também do seu trabalho o atendimento a clientes tanto na fase de elaboração do projeto como no suporte e melhorias em projetos já desenvolvidos. Esse trabalho de relacionamento é o mais delicado e exige uma visão ampla do mercado, dos processos de gestão de empresas, de marketing e outras competências necessárias.

Quais as tecnologias que um desenvolvedor web precisa dominar?

Um desenvolvedor precisar dominar diversas tecnologias e em diferentes camadas. Vejamos algumas delas:

Na camada de apresentação, temos: HTML, CSS e Javascript como tecnologias obrigatórias. Pode-se considerar ainda outras tecnologias opcionais como: Actionscripting (Flash), Silverlight, entre outras. Saber HTML e CSS é o mínimo possível pensar em produzir um site.

Na camada de regra de negócios a linguagem PHP e a tecnologia ASP.NET é o ponto de partida. Há contudo diversas tecnologias como JSP, ColdFusion, Ruby on Rails, CGI, entre outras. Naturalmente que para usar qualquer uma dessas linguagens é necessário o conhecimento de lógica de programação a fim de minimizar o tempo e o esforço e maximizar os resultados.

Na camada de dados é imprescindível o conhecimento da linguagem SQL e de alguns dos banco de dados mais usados na web, como o MySQL e o SQL Server.

Quais as competências um web developer precisa ter?

Creio que a autonomia é um ponto importante para o desenvolvedor, embora ele tenha que trabalhar em equipe, suas decisões precisam ter um toque pessoal. Saber interpretar os problemas e apresentar soluções simples são competências altamente desejáveis. Como ostrado acima o relacionamento com clientes exige um certo grau de conhecimento do mercado a fim de poder propor soluções adequadas.

O web developer é bem remunerado?

Isso depende. Depende da região, da empresa, do desenvolvedor e muitos outros fatores. Penso que ele poderia ser melhor remunerado. Sugiro uma consulta no site Salariometro do Governo de São Paulo para obter números da sua região.

 

Veja também

Comentários

Gostaria de me torna um desenvolvedor web o que você me indica aprender atualmente. é possível aprender tudo sozinho. Cristiano // SALVADOR
Gostaria de um contato ou uma sugestão de contratação de webdesigner e que entenda bastante de programação de sites em salvador. Caso tenha alguém em vista peça pra entrar em contato neste e-mail. Obrigada. Loide // salvador
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio