EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Design para a Internet – Projetando a Experiência Perfeita, uma análise

Resumo crítico do livro Design para a Internet – Projetando a Experiência Perfeita da Editora Campus e autor Felipe Memória. Veja minha análise crítica do livro.

Design para a Internet – Projetando a Experiência Perfeita é um livro focado em usabilidade, design e projeto de sites para a internet.

O autor de baseia em cases de grandes portais como Globo, Yahoo, Aol, BBC, Amazon e outros, para mostrar a importância de um planejamento adequado da informação e comunicação do site.

Um ponto importante do livro são os exemplos gráficos, muitos deles com wireframe e layout mostrando uma espécie de antes e depois. Esta abordagem é bastante vantajosa pois como diz um ditado popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Outro ponto importante do livro é que cada capítulo traz um resumo que ajuda o leitor a recapitular os principais pontos abordados e reforça a intenção do autor em chamar a atenção para aquilo que de fato ele considerou importante naquele capítulo.

Design para a Internet – Projetando a Experiência Perfeita, uma análiseProjeto e inovação, design de interface, testes de usabilidade, conteúdo e experiência de usuário são os temas centrais do livro.

Como desvantagens cito o fato do autor dar excessiva atenção aos projetos da Globo, isto justifica pois ele era funcionário desta empresa quando o livro foi escrito. Embora, os exemplos citados são bem colocados e passam bem a mensagem do livro, creio que um leitor desatento poderia entender como uma excessiva exposição de uma única empresa, algo incomum nos livros técnicos e de referência.

Na página 149 o autor apresenta um estudo de casos do Orkut onde ele cita:

Por incrível que pareça o Orkut consegue ser ruim nos três quesitos mais básicos: tem tecnologia muito ruim, interface difícil e design gráfico praticamente inexistente.

Discordo do autor em dois pontos:

- A tecnologia não era ruim e sim os servidores não suportavam a demanda. Isto já foi resolvido

- Design gráfico não é quesito básico para nenhum site. Embora possa existir é perfeitamente possível criar um site sem ele.

Atualização:

Quando escrevi esta resenha o Orkut ainda era o Orkut (entendeu né?) e a internet era bem diferente do que é hoje, aliás, hoje é dia 19 de setembro de 2012 e quando você estiver lendo este artigo muita coisa já deverá ter mudado na internet, inclusive no conceito de experiência perfeita.

Desta forma o livro já trata de alguns assuntos que pela louca mudança na internet, já estão de certa forma absoletos, mas os conceitos de design são a temporal e certamente ainda aplicáveis por muito tempo. Boa leitura.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio