Diferença entre Administração, Gerencia e Gestão. Administrador, Gerente e Gestor

Existe diferença entre administração e gestão? Administrador e gerente é a mesma coisa? Quais as definições e diferenças entre administração, gerencia e gestão. Administrador, gerente e gestor.

Administração e gerencia são termos antigos, conhecidos e aplicados de longa data, mas o termo gestão, apesar de ser antigo como existência, seu uso é mais recente. Na combinação de uso dos três termos podem surgir dúvidas sobre o papel das pessoas que os exercem como o administrador, gerente e gestor. Vejamos as diferenças entre eles.

Administração e administrador

Na administração, o administrador tem a função de tratar dos aspectos gerais da organização. É preciso ter ampla visão de recursos humanos, recursos financeiros, mercado, concorrência, produção, marketing, entre outros.

Desta forma a administração poderia ser vista de uma forma macro, levando em conta a empresa como um todo, bem como os rumos que organização deverá seguir.

Gerencia e gerente

A gerência é setorial, isto é, ela cuida de setores ou departamentos específicos da empresa. O gerente exerce funções limitadas ao seu campo de atuação ou departamento. Desta forma um gerente de marketing não tem responsabilidades sobre a administração da tecnologia da informação ou dos recursos financeiros, cabendo aos seus respectivos gerentes a administração desses departamentos.

O gerente é então um comandante departamental, podendo,  é claro, acumular funções de gerências em outros setores, algo possível para pequenas e médias empresas.

Gestão e gestor

A gestão é uma especialização tanto da administração como da gerência. O gestor não faz nada de diferente do administrador ou do gerente, porém, tem a responsabilidade da exercer o papel com mais “engenhosidade”.

O administrador André Luís Lima de Paula, descreveu assim no Webinsider a relação entre administração e gestão:

Em português, o termo administração parece carregar algo de arcaico e pesado, enquanto que o termo gestão soa como algo moderno e flexível.

E acrescenta:

Alguns intuem que gestão é algo superior à administração e isto é verdadeiro no sentido que o termo gestão vem sendo utilizado, isto é, por envolver mais técnica, habilidade, engenhosidade. Entretanto, enquanto hierarquia dentro das organizações, a administração permanece acima da gestão.

Atualmente muitas universidades vem apostando em cursos de gestão, especialmente as faculdades a distância. Os cursos de gestão mais comuns são: Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Sistemas de Informação ou Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão pública, Gestão Hospitalar, entre outros.

Como gestor de Sistemas de Informação, confesso que a idéia de administrador e gerente não me atrai, mas a idéia de gestor soa bem, não pelo nome, mas pela especialidade que o termo sugere.

FAQ

Por que uma empresa necessita de um administrador?

Uma empresa necessita de um administrador que de novos patamares e ainda maiores para ela, também serve para que os recursos sejam alocados devidamente em seus locais corretos, para direcionar todas as áreas ao seu local correto.

Em quais áreas atua um administrador?

Não existe uma área especifica para a atuação de um administrador, pois todas as área são fundamentais e indispensáveis para uma empresa, e uma não funcionar, á outra também irá sofrer, ou seja, um administrador deve agir em todas as áreas para que isso não aconteça.

Qual o tempo máximo que um administrador deve trabalhar?

É muito comum ver empresas administradores cumprirem rotinas absurdas e extrapolando o limite máximo de 44 horas semanais, mais o tempo vai variar de empresa para empresa, não existe um tempo mínimo para se trabalhar nem um tempo máximo que se encaixe dentro dessa 44 horas semanal.

Como é visto o mercado de trabalho para a categoria?

Para um administrador mesmo em tempos de crise é vasto e abundante,  vagas de trabalho para administradores nunca faltou, o fato se explica que a empresas cada vez mais precisam de administradores.

Gerenciamento o que faz?

A parte do gerenciamento é responsável pelos processos mais importantes da empresa, como o setor de marketing, organização, pagamento de funcionários, cumprimento de horários,  tudo o que for preciso gerenciar.

Pelo que se responsabiliza uma boa gestão?

Uma gestão de qualidade trata dos níveis da administração, como o objetivo de um projeto, tempo que irá levar para ficar pronto,  O termo administração pode soar para muitos como um termo amedrontador enquanto gestão é algo mais suave.


 

Veja também:




// Comentários

jeyson pereira da silva // são paulo // 29/04/2010 20:34:00

fico muito agradecido pelas informações que obtive neste blog.Faço um curso de administração técnica e as definições de administração,gestão e gerencia foram bem úteis!obrigado!!!

Cumaio Custódio // maputo // 09/06/2010 06:53:00

obrigado por ter me esclarecido nas diferenças que existem entre a administação e gestão. Faço um curso que tem haver com a administração escolar. gosteria de ver os seus comentarios acerca dos dilemas de administração escolar segundo a visão de corwin e Borman

Guel Mangas // Maputo - Moçambique // 07/08/2010 18:05:00

Achei legal. Deu para tirar algumas dúvidas acerca de administraçao. Tenho como disciplina" administraçao escola" na faculdade. Valeu

sonia sabonete // chimoio- mocambique // 12/08/2010 07:13:00

o vosso blog e mto interessante,pois ele ajuda-nos muito nas nossas pesquisas academicas. agradecia que continuacem a divulgar sempre

Manuel Caçador // Brasilia-DF // 26/09/2010 15:36:00

Concordo em parte,isto porque a Gestão é, na Europa, aprendida, entendida e desenvolvida empresarialmente, como área mais completa da aplicabilidade da administração, das finanças, do RH, do comercial e da Produção, de forma a se coseguir os melhores resultados da Gestão Empresarial.

No Brasil, Gestor é confundido com o Administrador e isso não é correlato, em razão da administração ser uma das áreas da Gestão.

maria das graças dos santos // wenceslau guimarães, BA // 11/10/2010 12:11:00

muito bom o resumo, isso ajudou muito no trabalho que etou pesquisando . parabéns!continue divulgando seu trabalho.

silvani // porto velho - rondonia // 16/10/2010 11:16:00

fiquei surpresa em saber a diferença. faça curso em bacharelado em administração na faculdade unopar, e agora iremos começar a estudar sobre este tema, confesso estou muito curiosa pra aprender.muito bom mesmo o seu comentario.

renata da silva // jarinu // 12/11/2010 11:19:00

Gostaria de receber alguns artigos sobre a as principais caracteristicas do processo de administração e da gestão.

Caio // Brasília // 20/12/2010 16:41:00

A gestão hospitalar está cada dia mais evoluida, um exemplo, é a forma como são tratados os profissionais. Para que se acompanhe a evolução da gestão hospitalar, é preciso que instituições sejam tidas como referência para a graduação de pessoas. Exemplifico o IESB como uma instituição capaz de oferecer essa excelência em graduação.

vinicius // goiania // 05/04/2011 08:58:00

agradecido!! gostaria de saber qual a melhor area para trabalhar( ti ) pois gosto muito de tecnologia mas sao tantas a duvidas nao trabalho e nem conheco tais sistemas... grato...

Tomas Valoi // Chibuto // 15/04/2011 06:33:00

Grato pela satistacão da minha dúvida que sempre fazeia confusão entre Getão e administracão. apartir de agora gostaeria de receber ainda algumas informacoes relacionados para poder mais me guiar no meu dia a dia com os trabalhos similar. gostaria tambem de receber algum comentario diferentes tipos de planificaco e suas caracteristicas

IRENE BEZERRA // IPERÓ - SP // 11/12/2012 20:35:00

gostaria de saber se poso fazer Faculdade a distancia de graça, e se tem na região de Sorocaba?, Administração e Gestão Empresarial.gratos...

Alberto Menete // Inhambane-Mocambique // 20/02/2013 12:58:00

Fiz curso de Administração Pública, gostei por estar esclarecido nestes aspectos. Sugiro que traga mais conceitos à discussão, como por exemplo " Burocracia vs Burocratismo". Abraços

Luiz Fernando Mirault // campo garnde MS // 07/03/2013 01:10:00

Não existe diferença entre Administração, Gerenciamento e Gestão. O termo gestão passou a ser usado para que outros profissionais pudessem furar o bloqueio da carreira de administrador, cujo Conselho (CRA) procura fiscalizar as atividades e punir os não habilitados. Isso é invenção de engenheiro que mete o nariz em outras carreiras mas que protege a sua. Vi um site da Estácio que fala uma grande besteira - Gestão da Administração. Dizer que administração trata de aspectos gerais, que gerenciamento é setorial, e que um gestor faz as mesmas coisas com mais engenhosidade é brincar com a inteligência alheia pois não existe fundamento em tais afirmativas. As funções administrativas em todos os níveis são organizar, dirigir, controlar e planejar. Dizer que administradores estão no governo e gestores nas empresas também é uma estultice inimaginável. Os administradores de verdade sabem que tais termos sempre aparecerão para dar vazão a criatividade de uns poucos espertos como a reengenharia, a inovação, o planejamento estratégico, swort, e os antigos tempos e movimentos, pert e um monte de asneiras para designar o que já existe. É como a Qualidade Total, para quem acha que existe qualidade parcial, Justiça Social, para quem defende castas, Pessoa Humana , para quem se refere a gente ao invés de caninos. Tudo uma grande besteira, e somos responsáveis por replicá´-las sem pesquisa ou fundamento. É lamentável pois a internet está cheia dessas baboseiras.

marly // arapongas // 13/03/2013 14:16:00

ola... sou gerente de uma empresa e tinha duvidas entre gestor e gerente gostei muito do que li aqui acredito que conhecimentos temos que buscar sempre gostaria de receber mais informaçoes por e-mail

aguardo...

obrigada





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus