Diferença e entre Alfabetização e Letramento

Veja quais são as diferenças entre o processo de alfabetização ou ensino/aprendizagem das letras e letramento no desenvolvimento de suas habilidades de escrita e leitura.

Alfabetização e letramento é a mesma coisa? No processo de aprendizado e desenvolvimento deste aprendizado alguns termos são importantes para a nossa compreensão.

A alfabetização é aquele processo inicial onde crianças são submetidos nos primeiros passos e contato com as letras. Elas aprendem a utilizar o alfabeto e compreender seu significado e interpretação. Mas a alfabetização também poderá ser de pessoas adultas.

Já o letramento parece ter uma função mais ampla e embora possível é quase evidente que o letramento depende sim da alfabetização. Contudo, como visto abaixo há excessões.

Veja as definições e diferenças entre alfabetização e letramento:

Alfabetização

Em termos gerais entende-se por alfabetização o ensino/aprendizagem das letras que constituem o alfabeto e as diversas maneiras de utilizá-las, isto é, como por meio das letras do alfabeto poderá se comunicar com a sociedade em geral, sendo considerado o processo de fator fundamental para a comunicação. Afirma-se ainda que seja com a alfabetização que a população foi e continua sendo capaz de criar e compreender a gramática e as transformações pelas quais ela sofre, um individuo alfabetizado é capaz de realizar diversas atividades, por exemplo, ele conseguirá ler, compreender, criticar, interpretar entre outras funções que a alfabetização lhes permite realizar.

A alfabetização habilita o individuo a desenvolver diferentes métodos de aprendizagem da sua língua podendo então compreender com mais facilidade e também se comunicar e expressar com maior clareza, proporcionando uma maior interação social em que ocorrerá uma transmissão de diferentes conhecimentos e culturas de acordo com cada individuo. Ser alfabetizado significa ser um cidadão ativo no crescimento social em todos os aspectos.

Letramento

Entende-se por letramento o processo em que o individuo é visto em atividade desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição ou ao menos com bastante facilidade, um indivíduo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, política, economia, tecnologia e outros inúmeros assuntos que estão em contato diário. Segundo Soares, 2003, letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita, ou seja, o individuo que após algum tempo de aquisição da escrita e da leitura (alfabetização) obteve maior experiência para desenvolver as práticas de uso das letras. No entanto, existem muitos indivíduos que mesmo sem terem tido a aquisição da leitura e escrita conseguiram desenvolver as práticas das mesmas por meio do contato direto diariamente, em que proporcionou uma compreensão e aquisição das práticas da leitura e da escrita.

Um exemplo bem claro para designar um indivíduo letrado, o tenha sido alfabetizado ou não, é capaz de atender as necessidades e requisitos de leitura e escrita que lhe é solicitado diariamente pela sociedade em que convive, um individuo letrado é capaz, por exemplo, de preencher um recibo ou escrever uma declaração mesmo que não o tenha sido alfabetizado.

Portanto, alfabetização e letramento são processos que se diferem muito devido as necessidades e exigências contidas em cada um deles, ser alfabetizado não significa que o individuo também é letrado e vice-versa, pois um indivíduo alfabetizado e letrado é aquele que além de conhecer, compreender as letras e as práticas da leitura e escrita é capaz ainda de desenvolver novas formas de compreensão e desenvolvimentos das práticas para que atenda as condições e requisitos que lhes são solicitados na sociedade em a qual convive.

Tfouni,1995, p.20 define da seguinte maneira, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de uma sociedade, em que alfabetização e letramente se diferem e simultaneamente são interdependentes.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o


Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus