Diferença entre Bacharelado e Licenciatura, Graduação e Pós-graduação

Saiba as diferenças entre os cursos superiores de bacharelado, licenciatura e cursos tecnólogos. Veja ainda a diferença entre graduação e pós-graduação.

Quando chega o momento de se escolher a formação a ser realizada, muitas dúvidas aparecem. Ao fim do ensino médio os estudantes se perguntam em que área querem se especializar e quais as funções poderá e deverá exercer após sua formação. Em geral uma formação profissional superior é constituída pela graduação e pela pós-graduação, sendo que a graduação é dividida em cursos de bacharelado, tecnológicos e licenciatura, e a pós-graduação se divide em lato sensu e stricto sensu. Entendamos melhor sobre cada uma, para que facilite o entendimento e a sua escolha.

Graduação

Graduação, curso superior ou terceiro grau é a formação que ocorre após o aluno ter concluído o ensino médio. Os cursos de graduação são feitos em uma universidade, faculdade ou em um centro universitário devidamente credenciado e autorizado pelo Ministério da Educação no Brasil. Os cursos de graduação podem ser divididos em bacharelado, licenciatura ou cursos tecnológicos.

Bacharelado

Em termos gerais é definido por bacharelado os cursos que são realizados somente após a conclusão do ensino médio, em que dá ao profissional habilitação para exercer inúmeras atividades de determinada área do conhecimento que for escolhida, pesquisas e ensino, os cursos em bacharelado têm duração máxima de quatro a seis anos. Os concluintes deste tipo de curso são chamados de bacharéis.

São exemplos de bacharelado os cursos de medicina, direito, engenharia, administração e diversos tipos de ciências, como contábeis, da computação, agrárias, entre outras.

Licenciatura

A licenciatura é também realizada somente após o termino do ensino médio, em que o profissional se habilita em realizar várias funções referentes às inúmeras áreas do conhecimento direcionadas ao ensino/aprendizagem de crianças, jovens e adultos divididos respectivamente entre ensino infantil, fundamental e médio. Entre as áreas abrigadas pela licenciatura podem ser encontradas as que seguem:

  • Arte
  • Física
  • Química
  • Informática
  • Psicologia
  • Biologia
  • Educação Física
  • Sociologia
  • Ciências Naturais
  • Letras, Filosofia
  • Matemática
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia

Tecnológicos

Os cursos tecnológicos ou cursos de tecnologia são também conhecidos como cursos de curta duração, já que a sua carga horária é inferior aos cursos de bacharelado e licenciatura. Eles também podem ser identificados como os cursos de 2 anos e tornaram-se bastante comum, especialmente para algumas áreas, como alguns segmentos da administração e tecnologia da informação. Os concluintes deste curso são chamados de tecnólogos.

São exemplos de cursos de tecnologia: Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Secretariado, entre outros

Pós-graduação

A pós-graduação é a formação realizada somente após a realização de um dos cursos de graduação, que podem ser licenciatura, bacharelado ou tecnológico. A pós-graduação está dividida em lato sensu e stricto sensu:

lato sensu

lato sensu destina-se principalmente a profissionais que concluíram algum dos cursos de graduação, podendo ser tanto tecnólogos, licenciados ou bacharelados, além de ser encontrados cursos de aperfeiçoamento, por exemplo, os que são oferecidos como MBA. Os cursos lato sensu são os mais comuns e encontrados em larga escala nas faculdades e universidades e também são conhecidos por cursos de especialização.

stricto sensu

stricto sensu é direcionado principalmente para a realização de pesquisas, podendo ser mestrado que consiste no desenvolvimento de uma dissertação referente as disciplinas pesquisadas e estudadas, ou doutorado que consiste na criação e defesa de uma tese em cima das pesquisas que foram feitas. Os cursos stricto sensu, doutorado ou mestrado, demandam bastante dedicação de tempo, conhecimento, pesquisa e argumentação.




Veja também:





// Comentários

Mário Goretti dos santos // Rio de Janeiro // 24/02/2013 15:45:00

Caro Luiz,

Em seu comentário acima, que coloca a licenciatura como pós graduação é uma definição aceita por alguns e rejeitada por outros, porém deve existir uma legislação amparada por Lei que embasa esta definição. Você tem referência de uma Lei que ampara esta definição?





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus