Diferença entre EJA e Supletivo e as modalidades Proeja e Encceja

O que é supletivo e qual a diferença para EJA ou Educação de Jovens e Adultos? O que significa os termos Encceja, Proeja e Mobral? Veja aqui as diferenças entre eles.

Estudar é uma necessidade para crianças, jovens e adultos. Se a idade convencional escolar já passou e você não concluiu seus estudos, ainda é tempo de retomar. Existem diversos termos usados para designar a modalidade de educação destinada a jovens e adultos, houve mudanças de termos ao longo dos anos e por isso, neste artigo, pretendo esclarecer as diferenças entre eles.

Supletivo

O supletivo é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que na idade adequada não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio. Desta forma, mesmo depois de adultos ou até na terceira idade qualquer pessoa poderia concluir seus estudos submetendo a aulas especiais destinadas a esta modalidade em escolas públicas ou particulares.

EJA – Educação de Jovens e Adultos

A sigla EJA é Educação de Jovens e Adultos, nome adotado para a antiga modalidade supletivo. Na verdade é apenas um nome diferente para a mesma modalidade. É o termo atual usado pelo governo através do Ministério da Educação, das secretarias estaduais e municipais de educação no Brasil e demais escolas que operam a modalidade.

Proeja

O Proeja é na verdade o nome dado quando o ensino EJA é oferecido junto com um curso técnico ou vice versa. O termo é encontrado com mais frequência nos Institutos Federais de Educação Tecnológica do Governo Federal. Desta forma, o interessado poderá concluir seus estudos na modalidade EJA e ao mesmo tempo fazer um curso técnico de formação profissional.

Encceja

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é um programa do Ministério da Educação é realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação. O Encceja visa também a certificação de pessoas que moram no exterior e a população carcerária.

Mobral

O Mobral foi uma modalidade de ensino nos moldes do supletivo. Criado pelo regime militar em 1967 permaneceu ativo até os anos 80. A função do Mobral era basicamente proporcionar a alfabetização e letramento a pessoas em idade acima da idade convencional escolar.

Perguntas e respostas sobre EJA – Educação de Jovens e Adultos

Quem faz supletivo pode fazer faculdade?

Sim. Ao concluir o ensino médio de um curso supletivo, você receberá o certificado de conclusão com a mesma validade de uma escola regular.

Existe preconceito no mercado de trabalho para quem faz supletivo?

Preconceito há em todo lugar, basta você ser diferente daquilo que a sociedade chamada de correto ou normal aos seus próprios olhos, contudo o fato de ter feito supletivo não pode ser usado para negar uma vaga de emprego ou coisa parecida. Se o Ministério da Educação conferiu o certificado é porque o aluno atingiu o objetivo necessário para tal.

Supletivo pelo Enem é possível?

Sim. Faça a inscrição no ENEM e no ato da inscrição informe que o objetivo é para a certifficação de jovens e adultos. Depois, basta você prestar o exame e  se alcançar a pontuação mínima exigida e você receberá o certificado de conclusão do Ensino Médio.




 

Veja também:




// Comentários

Rodrigo F. Martins // Itatiba-SP // 18/09/2013 21:02:00

Caro, a descrição de EJA e Supletivo dizendo que são mesma coisa estão incorretas e não correspondem também ao mesmo fim e métodos pedagógicos. Se quiser minha humilde opinião respondo por e-mail, mas existe muita diferença entre as duas modalidades.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus