Empregado ou colaborador? Veja os tipos de funcionários

Quando trabalhamos em uma organização quaisquer somos funcionários ou empregados, devemos ser chamados de colaboradores ou associados. Quais as diferenças?

O mercado de trabalho constantemente sofre alterações, embora a lei trabalhista no Brasil seja antiga e para muitos já antiquada, o mesmo não acontece no dia a dia das relações trabalhistas entre empregador e empregado. O fato é que as empresas perceberam que as pessoas são importantes e investir nelas pode ser um bom negócio também.

Esses investimentos geralmente ocorrem com cursos, benefícios financeiros, saúde e bem estar dentro e fora da empresa, entre outros. As vezes até na maneira de tratar o funcionário, como ocorre nos diversos termos usados como empregado, funcionário, colaborador e agora o associado.

Não sou profissional de recursos humanos, mas sou como empregado e já fui empregador, portanto, gostaria de expor meu ponto de vista sobre essas diferenças, se é que elas existem na prática.

Empregado

Empregado vem de emprego e é o termo mais antigo para designar a pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa. O termo emprego é usado, por exemplo, na Bíblia, o que mostra que seu uso já ocorria há milênios.

Funcionário

Funcionário pode ter sido derivado de função, é talvez seja a expressão mais formal usada para designar a pessoa em uma relação de trabalho. O termo é visto inclusive nos processos trabalhistas, documentos ou notações oficiais sobre empresas e funcionários. Também é uso pela grande mídia, o que sugere sua formalidade.

Colaborador

Colaborador é a bola da vez e é o termo que ouvimos com frequência dentro das empresas, entre os funcionários e em comunicados públicos. Geralmente as empresas adotaram este termo até pelo papel ou pela forma que as empresas passaram a ver os funcionários. Colaborador sugere um parceiro da empresa, alguém que está ali para colaborar, ajudar, contribuir e não necessariamente para cumprir uma jornada de trabalho ou honrar simplesmente um contrato formal.  Embora possa parecer que o termo seja um conceito apenas favorável ao funcionário, é importante observar que ele traz em si também o conceito de responsabilidade, já que contribuir e colaborar é muito mais do que cumprir ordens.

Associado

Frequentemente ouvimos o termo associado para indicar a pessoa do funcionário de uma empresa. É comum ouvirmos nos grandes varejos ou atacados. Há uma grande rede de supermercados no Brasil (que na verdade não é brasileira) que usa com frequência este termo e, portanto remete à minha lembrança mais imediata.

Não sei exatamente como funciona isso dentro dessas empresas, mas me parece que é apenas uma mudança de termo, sem nenhuma alteração real do conceito de funcionários. Se eu estiver errado nesta afirmação, por favor, use o formulário abaixo para me corrigir.

O termo associado é usado também em algumas empresas onde as pessoas são de fato associados da organização, como ocorre nos casos de escritórios de advocacia, engenheiros, arquitetos e outros profissionais liberais. Nesses casos o termo é empregado de forma precisa.




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