EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Diferenças de Enem e vestibular, multidisciplinar e interdisciplinar

Neste artigo você saberá a diferença multidisciplinar e interdisciplinar e também as definições de vestibular ou processo seletivo e Enem que é o Exame Nacional do Ensino Médio.

Vestibular ou Enem?  Multidisciplinar e interdisciplinar? Quais as diferenças entre esses termos? Neste artigo mostrei a definição de vestibuar, do Exame Nacional do Ensino Médio e a diferença existente entre os termos multidisciplinar e interdisciplinar. Confira abaixo:

Vestibular ou processo seletivo

O vestibular é um processo seletivo que as faculdades e universidades do Brasil usam para selecionar dentre os candidatos aqueles que estão mais bem preparados para ingressar no ensino superior e obter o melhor aproveitamento dos cursos oferecidos.

O vestibular mais concorrido do Brasil é o da Fuvest que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo – USP. Todas as faculdades tem seus processos seletivos, alguns são bem simples como por exemplo o desenvolvimento de uma redação, outros como o caso da Fuvest além da redação contém outros conteúdos como as perguntas de múltipla escolha, com análise de cenários, interpretação de textos, entre outros.

Nas universidades públicas o vestibular é muito concorrido e em alguns casos a relação candidato vaga é alta e muitos candidatos não conseguem entrar. Nas instituições particulares é mais tranquilo.

ENEM

Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova que é aplicada uma vez por ano com o objetivo de avaliar alunos concluintes do ensino médio e com isso avaliar também as escolas, ou seja, a qualidade do ensino médio no Brasil.

A prova do Enem geralmente é dividida em 4 provas de 45 questões cada e uma redação. Ela tornou-se mais importante já que as faculdades e universidades passaram a usar a prova como vestibular ou como parte do vestibular. De acordo com o MEC, as faculdades e universidades poderiam usar a prova de quatro formas:

  • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
  • Como primeira fase;
  • Combinado com o vestibular da instituição;
  • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O uso da nota do Enem é opcional pelas instituições. Cada uma tem autonomia para decidir de que forma usarão o resultado do Enem como fator de classificação para as vagas da instituição.

Interdisciplinar e multidisciplinar

Segundo o Dicionário Pliberam e definição o termo inter vem do latim e significa entre, enquanto que multi também vem do latim e indica múltiplo. Com isso interdisciplinar indica a relação entre dois ou duas, isto pode ser aplicado a várias coisas, como por exemplo uma aula interdisciplinar poderia ser entendida como duas disciplinas ou dois conteúdos distintos.

Já o multidisciplinar é múltiplo e indica a relação entre várias coisas. Pensem por exemplo em uma equipe multidisciplinar em uma escola para avaliar a situação de um aluno com problemas. Poderia ter um professor, um assistente social, um psicólogo, um médico, entre outros. Cada um com sua especialidade formariam um time multidisciplinar para tentar resolver o problema.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio